30.8 C
Campo Grande

Prefeito empossa novo comandante da GM e entrega certificados

- Publicidade -

17/12/2014 18h18

Prefeito empossa novo comandante da GM e entrega certificados de curso de trânsito a guardas

O curso de capacitação dos guardas dura 136 horas/aula e está sendo viabilizado numa parceria da Prefeitura e o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).

O prefeito Gilmar Olarte participou nesta quarta-feira(17) da entrega de certificado a 50 guardas que fizeram o curso de agente fiscal de trânsito, uma parceria para reforçar a atuação no trânsito da cidade. Com essa diplomação, agora são 82 guardas que podem atuar na fiscalização do trânsito. Até o final de fevereiro, mais 50 guardas devem ser diplomados. Também durante o evento, realizado no Parque Ayton Senna, o prefeito empossou o novo comandante da Guarda Municipal, o policial federal aposentado Lourenço Gaidarji.

O curso de capacitação dos guardas dura 136 horas/aula e está sendo viabilizado numa parceria da Prefeitura e o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). Por enquanto, os guardas municipais habilitados para fazerem a fiscalização farão trabalho prático nas ruas ao lado de agentes de trânsito.

“Este trabalho é essencial para a nossa Capital, pois o trânsito já é um problema de saúde pública. Colocaremos os guardas, inicialmente em 32 pontos considerados críticos, onde acontecem muitos acidentes. A presença deles intimidará os motoristas que queiram fazer alguma infração”, frisou o prefeito Gilmar Olarte.

O secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, também ressaltou a importância do trabalho que farão a partir de agora. “Hoje, o contingente de agentes de trânsito é pequeno. Agora, vamos auxiliar para que diminuam os acidentes que fazem muitas vítimas em nossa cidade”, pontuou.

Prefeito anuncia investimentos e armamento para Guarda Municipal em 2015

No início de 2015, será repassado para a recém criada Secretaria Municipal de Segurança Pública R$ 1 milhão, oriundo do Ministério da Justiça, para investimentos. Além do recurso financeiro, também serão liberados 21 veículos e 19 motos pela Polícia Federal à secretaria, para que sejam usadas nas rondas da Guarda Municipal.

Até o final de março, 200 guardas já deverão estar aptos a portarem armas. Atualmente, eles estão sendo preparados, pois para terem o porte eles necessitam de, no mínimo, 476 horas/aula de curso com matéria de segurança pública. Após essa capacitação, eles serão submetidos a uma avaliação psicológica e também ganharão um certificado da Polícia Militar. “São muitos critérios até serem armados, é bastante rigoroso”, afirmou Azambuja. O comandante da guarda disse que 30% dos guardas agentes de trânsito terão porte de arma.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Prefeito empossa novo comandante da GM e entrega certificados

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-