21.8 C
Campo Grande

Prefeito entrega certificados de qualificação e destaca empreendedorismo

- Publicidade -

18/12/2014 08h10

Ao entregar o certificado, o prefeito lembrou a importância do conhecimento para o crescimento profissional e geração de renda.

“O que queremos é que tenham condições de crescer pessoal e profissionalmente, melhorar a renda e transformar suas vidas para melhor, que sejam empreendedores”, disse o prefeito na cerimônia de entrega de certificados aos formandos de sete cursos de qualificação profissional promovidos pela Fundação Social do Trabalho (Funsat). O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (17.12) no auditório na Funsat e foi um momento importante para os participantes do curso que, a partir de agora, buscam novas oportunidades de trabalho.

Ao entregar o certificado, de forma simbólica, a cada um dos representantes do curso, o prefeito lembrou a importância do conhecimento para o crescimento profissional e geração de renda. “A informação e o saber dão condições para buscar meios de gerar renda. Continuaremos apoiando a qualificação profissional porque é ela que fará vocês caminharem sozinhos e ter dignidade, de alcançarem seus sonhos de vida com o empreendedorismo”, salientou o prefeito aos formandos.

O diretor-presidente da Funsat, Cícero Ávila afirmou que os cursos abrem possibilidades de trabalho a quem estava fora do mercado de trabalho por falta de qualificação profissional. “Todos que estão aqui têm muitas chances de mudar de vida, montar o próprio negócio e melhorar a renda da família “, comentou.

Os cursos oferecidos foram de: Higiene e manipulação de alimentos; Corte, reforma e costura em geral; Produção de panetones e roscas natalinas; Informatica básica e Capacitação para catadores de material reciclável.

Para a formanda Elizete Rodrigues, que participou do curso de Informática Básica, as informações adquiridas mudaram o jeito de ela ver o computador e a Internet. “Não sabia nem ligar um computador, agora já sei navegar e não quero parar, vou buscar novos cursos”, disse. Elizete pretende utilizar as receitas da internet para aprimorar o que já sabe de culinária e comercializar os produtos que pretende produzir.

Produzir panetones para o Natal e aumentar a renda é a expectativa da formanda Rosely Vital que aprendeu no curso de Produção de Panetones e Roscas Natalinas uma diversidade de receitas. “O curso foi muito bom, aprendi coisas novas e já vou começar a utilizar de imediato. Vou correr atrás de encomendas ”, salientou Rosely.

Equipamentos de proteção

Na ocasião foram entregues também 96 dos 250 EPI (Equipamento de Proteção Individual) destinados aos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis das cooperativas da cidade, que receberam gratuitamente o kit com luvas, protetor auricular, óculos protetores e bota. O material é resultado de convênio com o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e foi obtido após repactuação do acordo com o Fundo. “Esses trabalhadores atuam de forma importante na nossa cidade, contribuem para o aproveitando do lixo reciclável que seria e precisam ter segurança no trabalho”, pontuou o prefeito.

Para o representante da Coopervida, José Pedro Tavares os equipamentos eram esperados com ansiedade. “São importantes para preservar a integridade do trabalhador, evitam acidentes e são indispensáveis . Estamos satisfeitos com a chegada deles”, explicou. Da mesma opinião, o diretor da Coopernova, Eduardo César Cardoso lembrou que os equipamentos têm um custo alto sendo inviáveis para muitos catadores comprarem. “A Nossas reivindicações foram atendidas e o trabalho ficará muito mais seguro”, comentou. A Coopernova, por exemplo, trabalha mensalmente com cerca de 23 toneladas de material bruto para ser separado e destinado para reciclagem.

A solenidade contou com a presença da secretária municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, Janete Beline e do secretário municipal de Meio Ambiente, Heitor Pereira.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Prefeito entrega certificados de qualificação e destaca empreendedorismo

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-