19.8 C
Campo Grande

Prefeito faz entrega do Centro-Dia para Deficientes deixado fechado em 2013

- Publicidade -

23/08/2014 13h30

Prefeito faz entrega oficial do Centro-Dia para Deficientes deixado fechado em 2013

Para manutenção do Centro-Dia, há um repasse mensal de R$ 20 mil por meio dos fundos de assistência social estadual e municipal.

Ao entregar oficialmente nesta sexta-feira (22) o Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, o prefeito Gilmar Olarte reafirmou seu compromisso com os projetos, ações e políticas públicas sociais. “Pôr em funcionamento este centro, foi um dos desafios que colocamos como uma das prioridades de nossa gestão”, destacou o prefeito que, quando iniciou sua gestão, encontrou o centro (criado em 2012) com a sede fechada, sem funcionários e equipamentos, além da ameaça da Prefeitura perder os recursos liberados ao longo de 2013, pelo Estado e a União, para ajudar na manutenção do serviço.

O prefeito lembrou que em 2012 a Prefeitura firmou convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social para implantar o Centro; o prédio foi alugado em 2013, mas a gestão anterior não fez os procedimentos necessários para colocar a estrutura em funcionamento. “Quem me alertou sobre o absurdo da situação, foi a primeira dama, Andréia Olarte, que ao visitar o prédio alugado para abrigar o centro, ficou estarrecida vendo-o vazio, embora a Prefeitura já estivesse pagando aluguel há mais de ano e, o que é pior, sem atender as pessoas”.

A partir daí, segundo Olarte, houve uma articulação com o Governo do Estado e a Prefeitura, para o impasse ser resolvido e, desde julho, o Centro começou a funcionar, atendendo inicialmente 10 pessoas e, com a chegada dos dois veículos adquiridos, pelo Estado serão 50 os assistidos.

Para manutenção do Centro-Dia, há um repasse mensal de R$ 20 mil por meio dos fundos de assistência social estadual e municipal. A contrapartida da prefeitura é o aluguel do imóvel e a contratação dos profissionais. Além do pessoal administrativo e motoristas, são 10 cuidadores, dois assistentes sociais, dois psicólogos, duas terapeutas-ocupacionais.

Presente a solenidade de entrega oficial do Centro-Dia, a titular de Promotoria de Justiça dos Direitos, Jaceguara Dantas da Silva Passos, enalteceu o empenhou da administração municipal para colocar em funcionamento este espaço de acolhimento da pessoas co deficiência. Também prestigiaram o evento a promotora da Infância e Adolescência, Vera Bogalho, o promotor- substituto do idoso, Victor Leonardo de Miranda e a promotora Cristiane Nogueira Rizkallah.

A secretária municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, Janete Belini, agradeceu o apoio do prefeito e o empenho da equipe técnica da SAS para garantir o funcionamento do Centro-Dia, “com certeza uma conquista da sociedade que precisa ser celebrada”.

O atendimento

Desde julho, o Centro-Dia atende pessoas com deficiência entre 18 e 50 anos, entre 7h30 da manhã e 17h30, de segunda-feira a sexta-feira. É um espaço de acolhimento enquanto seus familiares desenvolvem outras atividades fora de casa (estudo ou trabalho). Estão atendendo casos como o de Edvalder Oliveira, que tem autismo e esquizofrenia, 32 anos, atendido duas vezes por semana, dias em que a tia, Kátia, responsável por sua guarda, trabalha na feira central. “Ele melhorou muito desde que passou a ser atendido aqui, está mais calmo. Antes, quando entrava em crise, não tinha outra alternativa, a não ser levá-lo ao CAPS, onde acabava fugindo antes de ser medicado”, informa.

Segundo a gerente da unidade, Mônica Sueli, no Centro são atendidas pessoas com qualquer tipo de deficiência, incluindo acompanhamento e apoio nas atividades diárias; apoio na administração de medicamentos indicados por profissionais; ingestão assistida de alimentos; higiene e cuidados pessoais; atividades recreativas e ocupacionais, de acordo com as possibilidades de cada um; colaboração nas atividades indicadas por profissionais (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais); acompanhamento nos deslocamentos e orientação às famílias.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Prefeito faz entrega do Centro-Dia para Deficientes deixado fechado em 2013Foto:Ernesto Franco“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-