26.8 C
Campo Grande

Prefeito recebe ministra que comanda políticas de promoção da igualdade racial

- Publicidade -

28/07/2015 18h12

Olarte afirmou que preocupação dos Município é com custos para viabilizar políticas

Ao receber em audiência, nesta terça-feira (28), a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, o prefeito Gilmar Olarte assumiu o compromisso da adesão de Campo Grande ao Sistema de Monitoramento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), mas defendeu que haja uma contrapartida financeira por parte da União para viabilizar os projetos e a própria estrutura de Governo necessária à execução desta política pública. “O município está aberto a esta proposta, mas ao mesmo estamos preocupados com o custo financeiro. Tem sido uma prática comum no Brasil, o Governo Federal adotar políticas públicas, praticamente de cima pra baixo, mas não aponta a fonte de financiamento”, comentou o prefeito que recebeu a ministra acompanhado de vários secretários e mostrou um panorama resumido das ações e projetos que o município vem implementando em relação às questões de gênero, da mulher em favor da população indígena e negra.

O prefeito adotou este posicionamento diante da reivindicação da ministra que defendeu a criação da Coordenadoria de Igualdade Racial e do Conselho Municipal da Igualdade. Os municípios que tiverem estas estruturas terão uma pontuação adicional no edital do Ministério para habilitação dos recursos. No caso de Campo Grande, segundo a secretária municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, Janete Belini, já há uma estrutura (a coordenadoria de políticas públicas) no âmbito da SAS que atua nestas questões.

A ministra informou que os recursos são liberados por meio de chamadas públicas das quais todos os estados e municípios poderão participar e apresentar seus projetos. “Estados e municípios podem enviar projetos na área da educação, ligados a empreendedorismo de comunidades negras; de organização da infraestrutura dos órgãos da promoção da igualdade racial,ou seja, numa gama de ações para tornar a sociedade igualitária, democrática e sem racismo”, destacou.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Prefeito recebe ministra que comanda políticas de promoção da igualdade racialFoto:Gerson Walber“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-