21.8 C
Campo Grande

Prefeitura melhora condições de locomoção de 175 alunos da Reme com deficiência

- Publicidade -

28/08/2014 20h47

Atualmente, a Reme tem dois mil alunos na Educação especial, sendo que 180 possuem algum tipo de deficiência física e/ou neuromotora.

Para que os alunos com deficiência física e neuromotora fiquem confortáveis e se foquem no aprendizado dentro da sala de aula, a Prefeitura de Campo Grande entregou 175 cadeiras de rodas adequadas e personalizadas ao tamanho e medidas de cada um dos estudantes que enfrentam os problemas. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Ensino (Semed) com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau). As cadeiras foram financiadas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), na Semed.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino (Reme) tem dois mil alunos na Educação especial, sendo que 180 possuem algum tipo de deficiência física e/ou neuromotora. Alguns não receberam a cadeira de rodas durante o ato de hoje por terem ganhado uma há menos de um ano.

Segundo a chefe da Divisão de Educação Especial da Semed, Adriana Buytendorp, o conforto na hora de sentar é imprescindível para que o estudante se concentre durante as aulas. “Com o tempo, as crianças crescem e as cadeiras vão ficando desconfortáveis para elas, já que muitas famílias não têm condições de comprar uma nova. Conforme damos condições ergonômicas para as crianças, potencializamos sua capacidade de aprendizado, além de poderem se locomover com mais segurança”, explica.

Uma das contempladas com a nova cadeira de rodas foi a estudante do oitavo ano Jaqueline Nogueira, de 22 anos. Ela conta que os momentos que passa na escola são muito importantes, mas que estando com uma cadeira nova o aprendizado será melhor. “Quando estamos com a postura correta, o aprendizado é melhor, pois não nos incomodamos com mais nada”, afirma a estudante, que é campeã estadual de bocha. “Ela já estava reclamando que a cadeira antiga a estava atrapalhando no esporte”, comenta a mãe de Jaqueline, Patrícia Gomes Nogueira.

Já a dona de casa Vânia Neves Rodrigues, mãe do aluno Lucas Vieira, de oito anos, ressalta que o atendimento recebido na escola é especial. “Eles até tiraram as medidas das crianças para que as cadeiras viessem no tamanho correto. É uma grande ajuda para nós”, reflete.

O prefeito Gilmar Olarte frisou que em sua administração ainda avançará na inclusão das pessoas com deficiência. “Temos que olhar para todos e nessa área temos muito que crescer, ainda mais com as crianças. A Semed está trabalhando em diversas ações para isso”, garantiu.

A solenidade de entrega contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ângela Brito. O evento foi aberto com uma apresentação de dança do ventre, preparada por estudantes da Reme.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Prefeitura melhora condições de locomoção de 175 alunos da Reme com deficiênciaFoto:Marlon Ganassin“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-