26.8 C
Campo Grande

Produção de peixe começa a ser comercializada

- Publicidade -

23/09/2014 12h34

Produção de peixe começa a ser comercializada nesta quarta na Feira de Orgânicos

Na avaliação do titular da pasta, Edil Albuquerque, a produção de pescado em Campo Grande ainda é pequena

Nesta quarta-feira (24), a Feira de Orgânicos de Campo Grande, realizada semanalmente na Praça do Rádio Clube contará com a presença do caminhão frigorífico para dar início à comercialização de peixe produzido na Capital. A coordenação está a cargo da superintendência municipal de Pesca e Aquicultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc), objetivando o fomento da produção e consumo de pescado.

Na avaliação do titular da pasta, Edil Albuquerque, a produção de pescado em Campo Grande ainda é pequena, mas, com as ações desenvolvidas em conjunto com os órgãos estadual e federal, a tendência é que conquiste o mercado local, que atualmente compra a maior parte do pescado de outros municípios e estados. “Atualmente a produção mensal de peixe no município ainda é pequena e não atende a demanda do comércio e consumidores. No entanto, estamos desenvolvendo uma série de projetos que irão impulsionar esta produção e atrair o consumidor campo-grandense”, ressaltou.

Vale ressaltar que uma serie de ações vem sendo desenvolvidas com intuito de atrair interessados em trabalhar com a piscicultura em Campo Grande. O primeiro evento promovido pela Prefeitura de Campo Grande foi o 1º Seminário Municipal de Piscicultura, com a participação de 100 produtores e interessados em atuar no setor. Em agosto foi realizado o 1º Dia de Campo no Projeto Isca Viva que ofereceu técnicas e orientações aos participantes. A última participação aconteceu no começo do mês (9 de setembro), no Projeto Peixe Vida, desenvolvido pela superintendência estadual de pesca, em comemoração a Semana do Peixe instituída pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Informações adicionais – Segundo informações do ministério, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 12 kg de pescado por habitante/ano. No entanto, a média nacional é de 9 kg e no Mato Grosso do Sul o percentual não passa de 4 kg por habitante.

A superintendência do Estado, principal parceira do município, vem desenvolvendo uma serie de ações que objetivam potencializar a piscicultura em todo Estado. Uma das mais importantes é reativar os frigoríficos de Dois Irmãos do Buriti e Mundo Novo, para criar a primeira farinheira de peixe de Mato Grosso do Sul.

Outra proposta é lançar linhas de crédito para os produtores do setor que atualmente são responsáveis pela produção mensal de 500 toneladas de peixe mensalmente somente em Campo Grande.

Serviço: O Caminhão do Peixe estará presente na Feira de Orgânicos, realizada todas as quartas-feiras, na Praça do Rádio Clube, a partir das 6h.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Produção de peixe começa a ser comercializadaFoto:Marlon Ganassin“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-