23.8 C
Campo Grande

Pronatec forma mais 75 alunos em cinco cursos profissionalizantes

- Publicidade -

18/09/2014 11h03

No momento estão abertas as inscrições de 120 vagas para cursos profissionalizantes no IFMS – campus Campo Grande.

Na noite desta quarta-feira (18), em solenidade no auditório do CREA-MS,foram entregues os certificados de conclusão de curso para 75 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Estudantes dos cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de pessoas, auxiliar financeiro, recepcionista e vendedor receberam o diploma. A titular da SAS, Janete Belini, esteve presente no evento.

Integrantes de famílias de baixa renda que possuem cadastro na SAS podem ser indicados para uma das vagas nos cursos. Segundo a coordenadora adjunta do Pronatec do IFMS – campus Campo Grande, Jaquel Santana Prado, os cursos dão oportunidade para quem não possui alguma especialização dar início em sua carreira profissional. “Estes são os cursos de formação inicial e continuada. É a partir deles que os estudantes podem dar continuidade a sua profissionalização”, afirma.

No momento estão abertas as inscrições de 120 vagas para cursos profissionalizantes no IFMS – campus Campo Grande. O requisito para concorrer a uma vaga é ter concluído o ensino fundamental. Em um curso integrado, o estudante recebe a formação básica (ensino médio) e a formação técnica de forma articulada. As inscrições deverão ser realizadas pela Central de Seleção entre 24 de setembro e 20 de outubro. O valor da taxa é de R$ 25,00. Candidatos hipossuficientes podem solicitar a isenção do pagamento até o dia 3 de outubro, conforme as regras previstas no edital. Mais informações pelo site www.ifms.edu.br.

Histórico do Pronatec – A população de baixa renda do Centro-Oeste demonstra vontade de se qualificar, garantir melhores empregos e aumentar sua renda. Desde 2011 quase 120 mil pessoas, em 369 municípios, já se matricularam nos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investiu mais de R$ 239 milhões na região.

No Mato Grosso do Sul, a população de baixa renda já efetuou mais de 27 mil matrículas em 148 tipos de cursos. Em Campo Grande, foram mais de 2,9 mil matrículas em 60 cursos, dos quais os mais procurados são de auxiliar administrativo, operador de computador, recepcionista, auxiliar de pessoal e confeccionador de lingerie e moda praia.

O programa é uma das principais ações de Inclusão Produtiva Urbana do Plano Brasil Sem Miséria. Com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente os beneficiários do Bolsa Família, a iniciativa do governo federal promove o acesso à qualificação profissional gratuita e de qualidade para as pessoas inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Pronatec forma mais 75 alunos em cinco cursos profissionalizantesFoto:Casimiro Silva“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-