18.8 C
Campo Grande

Sesau prossegue com mobilização de combate à Tuberculose até dia 3

- Publicidade -

30/03/2015 08h57

Sesau prossegue com mobilização de combate à Tuberculose até 3 de abril

A intenção da ação é promover consciência da importância da prevenção, os sinais e sintomas da Tuberculose

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), intensifica as ações alusivas Dia Mundial de Combate à Tuberculose, com atendimento, abordagem, orientação e exame do escarro em 46 Unidades de Saúde de Campo Grande até o dia 3 de abril. A intenção da ação é promover consciência da importância da prevenção, os sinais e sintomas da Tuberculose e ainda orientar sobre medidas de tratamento dessa doença que, segundo a OMS (Organização Municipal de Saúde), mata mais de um milhão de pessoas no mundo todo ano.

Ainda de acordo com a OMS, o Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. Em Campo Grande, segundo o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), no ano de 2014 foram notificados 321 casos novos da doença e no ano de 2013, 308.

“É importante ressaltar que toda população é passível de contrair a tuberculose, porém algumas pessoas estão mais vulneráveis à doença, tais como: população em situação rua, pessoas usuárias de drogas, pessoas que vivem em grande aglomerados, asilados e albergados, pessoas as quais vivem em situação de maior vulnerabilidade e exclusão social devido às condições desfavoráveis de moradia e alimentação e até mesmo os próprios profissionais de saúde”, explica a Assistente Social da Equipe Técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Sueila Pires Pereira.

Serviço:

Todas as UBSs e UBSFs já realizam, dentro de sua rotina, ações contínuas de combate, controle e enfrentamento da doença, contudo, durante o período de mobilização, as unidades de saúde intensificam as ações de busca de casos e conscientização da população. Essa mobilização acontece com a distribuição de folders, realização de palestras educativas, rastreamento da doença por meio da busca ativa de casos ofertando a coleta de exame de escarro, a fim de proporcionar diagnóstico precoce.

As UBSs e UBSFs que estarão com as ações intensificadas são:

Distrito Leste – Três Barras; Maria Aparecida Pedrossian e Moreninha.
Distrito Sul – Botafogo; Aero Rancho; Alves Pereira; Cohab; Iracy Coelho; Los Angeles; Macaúbas; Mário Covas; Paulo Coelho Machado; Jockey Clube; 26 de Agosto e Vila Carvalho.
Distrito Norte – Nova Bahia; Cel Antonino; Estrela do Sul; Mata Jacinto; São Francisco; Rochedinho; Vida Nova;
Estrela Dalva; José Abrao; Marabá; Nova Lima; Jd Noroeste ; N. S. Graças; São Benedito; Jd Seminário; Fernando Arruda Arruda;
Distrito Oeste – Aguão; Albino Coimbra; Bonança; Buriti; Caiçara; Coophavila; Indubrasil; Lar do Trabalhador; Popular; Silvia Regina; Caiobá; São Conrado; Tarumã; Vila Fernanda e Zé Pereira.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Sesau prossegue com mobilização de combate à Tuberculose até dia 3

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-