19.8 C
Campo Grande

Sistema Municipal de Esporte e Lazer recebe elogios na Assembleia

- Publicidade -

04/05/2017 10h13

Todos os deputados estaduais defendem a sistematização das ações

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Rodrigo Barbosa Terra, fez uso da tribuna na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, durante a sessão plenária desta quarta-feira (3), para apresentar o Sistema Municipal de Esporte e Lazer. O titular da Funesp aproveitou a oportunidade para fazer um alerta sobre o índice da população da Capital que está acima do peso recomendado.

Em seu discurso, Terra foi taxativo: “Em Campo Grande, de cada 10 pessoas, seis estão com peso acima do recomendado, o que já representa um total de 58% da população da cidade e esse índice nos preocupa muito” declarou.

Ele ressaltou que os dados nacionais acenderam a luz amarela porque já está comprovado que diversas doenças crônicas estão associadas ao sedentarismo. “Este e outros fatores foram determinantes para a Prefeitura iniciar esse debate e elaborar o Sistema Municipal de Esporte e Lazer, que reunirá profissionais que atuam nos setores de esporte e lazer, em ações integradas e multidisciplinares”, justificou.

O diretor da Funesp explica que há uma necessidade de definir um plano para a área que não seja vinculada a uma determinada gestão. “As ações em esporte e lazer devem ser realizadas de forma coordenada, a exemplo do que ocorre nas áreas de saúde e educação, já desempenhadas em âmbito federal, estadual e municipal”.

Rodrigo Terra informou ainda que a criação do Sistema, a ser oficializado por meio de projeto de lei do Executivo Municipal, reunirá sugestões de profissionais e da população em geral.

“Vamos realizar um amplo debate na Câmara Municipal, no dia 8 de maio, para que possamos colher sugestões e formar uma comissão que nos ajudará na formulação da proposta e que terá prazo de 90 dias para concluir o projeto de lei”, disse. Na ocasião, também deverá ser discutido a aplicação do Fundo Municipal de Esporte e Lazer.

Rodrigo Terra convidou os deputados a participarem do evento na Câmara Municipal e recebeu apoio dos parlamentares. O presidente da Casa de Leis, Junior Mochi, parabenizou o diretor-presidente pela iniciativa da proposta. “Certamente que nós apoiamos essa importante iniciativa”, disse o parlamentar.

O vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Herculano Borges, disse que espera que o Sistema possa ser referência para outros municípios.

Para Amarildo Cruz, outro mérito da iniciativa é reunir sugestões de quem entende de esporte e lazer e da população, que será beneficiada. “Na verdade, a Prefeitura não está abrindo mão de poder [ao instituir uma política de Estado para o esporte e lazer], até porque entende diferente o que é poder, ouvindo realmente e garantindo a participação população”, analisou.

“É uma excelente ideia, para que não se dependa mais de ideias mirabolantes em um assunto que é tão importante e espero que traga as práticas esportivas e de lazer às crianças e jovens, até para que não sejam cobaias de traficantes e criminosos e fomentem o desassossego entre as famílias”, afirmou Coronel David.

Com a mesma opinião, Lidio Lopes enfatizou que apoia toda iniciativa de caráter preventivo. Já João Grandão e Paulo Corrêa, destacaram as competências de Rodrigo Terra como gestor público e a atuação dele em outros órgãos antes de assumir o comando da Funesp. Flávio Kayatt lembrou que todos os deputados estaduais defendem a sistematização das ações e estão a postos para contribuir com a iniciativa municipal.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-