23.8 C
Campo Grande

‘SOS Bebê’ garante cuidados especiais às crianças

- Publicidade -

27/01/2015 15h21

Primeira-dama da Capital, Andréia Olarte, empenhou-se em oferecer atendimento especial aos bebês, assegurando-lhes um crescimento saudável

Já se encontra em funcionamento o ‘SOS Bebê’, que abriga crianças de zero a 3 anos e 11 meses de idade. Antes o acolhimento era feito em único lugar denominado ‘SOS Criança’, que assistia crianças e adolescentes.

A primeira-dama e presidente de honra do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), Andréia Olarte, com objetivo de prestar um melhor atendimento, em dezembro do ano passado, procurou a Secretaria de Assistência Social (SAS), propondo medidas urgentes no sentido de separar os bebês das demais faixas etárias.

A mudança também cumpre normativa do Governo Federal, conforme Termo de Aceite para Reordenamento das Unidades de Acolhimento Institucional para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Para tanto, foram alugadas três casas, sendo implantada em uma delas o SOS Bebê. Os serviços de acolhimento são voltados às crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade nas ruas, apresentando-os aos Conselhos Tutelares para aplicação de medidas protetivas.

É prestado atendimento a todo tipo de violação de direitos, assistindo as crianças que perderam o vínculo com a família, as quais são acolhidas temporariamente até serem abrigadas por uma família substituta ou por membros de sua própria família. Quando as duas opções citadas não são viáveis, a criança é encaminhada para uma unidade permanente, onde aguardará por adoção.

Cuidados especiais

Sensibilizada com a situação principalmente dos bebês, que ficavam misturados com adolescentes, a primeira-dama Andréia Olarte se empenhou em separar o atendimento.

Antes da mudança, eram acolhidas em uma única unidade cerca de 60 crianças e adolescentes. Para a primeira-dama Andréia Olarte, a mistura das várias faixas etárias criava grandes dificuldades não só para os servidores realizarem os seus trabalhos, como também não era saudável para as crianças.

Em recente visita ao ‘SOS Bebê’, Andréia Olarte constatou que as novas medidas garantiram um atendimento especial aos bebês, atendendo suas necessidades para um crescimento saudável.

“O bebê requer um ambiente mais calmo, onde possam dormir tranquilamente. Agora, com um tratamento diferenciado, nossos bebês vão poder crescer de forma saudável”, comemorou a primeira-dama. Na oportunidade, ela alegrou as crianças com entrega de brinquedos.

As unidades contam com serviços de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, equipe de cuidadores, auxiliares de serviços diversos, profissionais que trabalham pelo bem-estar das crianças e adolescentes que foram abandonados.

  • Assessoria de Comunicação do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC)

Primeira-dama da Capital, Andréia Olarte, empenhou-se em mudanças que garantiram tratamento especial aos bebês

'SOS Bebê' garante cuidados especiais às crianças

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-