23.8 C
Campo Grande

Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti de Três Lagoas volta a reunir

- Publicidade -

28/09/2018 15h21

Os membros do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti – Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela Urbana de Três Lagoas reuniram-se no Centro Cultural Professora “Irene Marques Alexandria”, na manhã desta sexta-feira (28).

A reunião ordinária mensal foi convocada pelo presidente do Comitê, Alcides Divino Ferreira, coordenador do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e teve como secretária a coordenadora do Setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS), Izabella Bento de Souza, a quem cabe o registro da ata do evento.

O referido Comitê Municipal é constituído por representantes da SMS, por meio de suas respectivas Diretorias e Coordenações; Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócios (SEMEA); Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA); Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS); Exército Brasileiro, presente em Três Lagoas pela 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ªBiaAAA); Corpo de Bombeiros Militar; Policia Militar; Estabelecimento Penal de Segurança Média Masculino; Estabelecimento Penal Feminino; Associação das Empresas Imobiliárias e Corretores de Imóveis de Três Lagoas; Conselho Municipal de Saúde; Movimento Vem Pra Rua; Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS); Fibria – Fábrica de Celulose; Lions Club e Rotary Club; Núcleo Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde; Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte – SEST/SENAT; e o Campus Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A criação do Comitê e finalidade, assim como a sua formação representativa, estão legalmente fundamentados no Decreto nº 150, de 6 de junho de 2013, com a finalidade específica de discutir ações e propor estratégias de enfrentamento à dengue e outras doenças, transmitidas pelo Aedes aegypti.

“As reuniões são mensais e procuramos manter todos os representantes do Comitê sempre bem informados sobre as doenças e sobre o trabalho realizado para controle dessas doenças”, explicou Alcides.
RELATÓRIOS

O presidente do Comitê expôs aos presentes um resumido relatório das principais ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegyti, incluindo os resultados positivos da Campanha “Meu Bairro Limpo”, em andamento e “que já recolheu 963 caminhões de entulhos, que na sua maioria poderiam tornar-se criadouros do mosquito”, comentou Alcides.

Nas visitas domiciliares, periodicamente realizadas pelas equipes de Agentes de Endemias, foram localizados 82 focos criadouros do Aedes em 2.627 casas vistoriadas em agosto.

“Infelizmente, continuamos com índice elevado de infestação, que poderá se agravar com a chegada do período das chuvas”, comentou Alcides. E “96,7% dos criadouros localizados pelas nossas equipes continuam nas residências, o que é grave e perigoso para a saúde da nossa população”, alertou Alcides.
Ao comentar sobre o tipo de depósitos de criadouros do Aedes, o presidente do Comitê Municipal relatou que são tambores, bebedouros, pneus, latas de tintas, copos de plástico, suportes de vasos de plantas e até fontes ornamentais.

ÍNDICES DE INFESTAÇÃO

Devido aos elevados números de casos de Dengue, como foi recentemente divulgado no Boletim Epidemiológico da SMS, Três Lagoas ocupa o primeiro lugar no Estado, no ranking das cidades com os mais elevados índices de infestação do Aedes aegypti.

“Com Três Lagoas, as cinco primeiras cidades da nossa Região também estão entre as que possuem maior índice de infestação”, anunciou Alcides.

É avaliada com altos índices de infestação a cidade que possui mais de 300 casos notificados por 100 mil habitantes.

Como consta no último Boletim Epidemiológico, na última semana, até 22 de setembro, foram notificados oito novos casos de Dengue. No acumulado do ano, de janeiro a 22 de setembro, em Três Lagoas, são 968 casos notificados. Desse total, 234 foram confirmados como positivos e 665 já foram descartados como casos negativos da doença. Ainda sobre o total de casos notificados, 69 pessoas ainda aguardam o resultado de exames do Laboratório Central de Saúde Público de Mato Grosso do Sul (LACEN/MS).

Entre os bairros com mais elevados índice de infestação estão Santos Dumont, Santa Rita e a área central urbana, a área comercial de Três Lagoas.

Concluída a borrifação, o bloqueio químico no Bairro Interlagos e parte do Bairro Lapa, “nossas próximas ações estarão sendo direcionadas ao comércio da área central, casas fechadas para alugar ou vender, e também uma área específica dos bairros Santos Dumont e Santa Rita”, anunciou o presidente do Comitê.

Nesta ação específica, a SMS de Três Lagoas vem usando equipamento acoplado sobre um veículo para aplicação de inseticida contra os mosquitos, por meio do sistema de borrifação do produto Malathon, misturado com água e não inflamável, por meio de bomba Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como “fumacê”.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-