18.8 C
Campo Grande

‘Guarda Municipal pode ser transformada em Polícia Municipal’

- Publicidade -

08/12/2017 10h36

“Diante do caos na segurança pública é necessário um debate profundo e uma solução imediata que viria com a transformação da Guarda Municipal em Polícia Municipal”, afirmou durante a Palavra Livre na sessão ordinária desta quinta-feira (7), Luís Antônio Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Pederais (FENAPEF).

Ele acredita que enquanto a discussão é nacional, o problema é local. “As leis criminais hoje são federais, mas o problema da segurança pública é municipal. É preciso de leis e estruturas mais efetivas. As Guardas Municipais têm um papel muito importante. O guarda está mais próximo da população. Ele tem a convivência diária com a violência. É preciso valorizar e eles são a mellhor resposta na questão da segurança pública”, pontuou Boudens. Em outros países a proximidade é tanta que os comandantes são escolhidos diretamente pelos conselhos municipais.

Boudens destaca que nos últimos três anos a segurança pública está no topo do ranking das prioridades elencadas pelo povo para que os poderes públicos resolvam e no último ano passou a ser a principal demanda populacional. “Este é o momento de discutir, de integrar a guarda com as outras polícias e forças militares”, disse. Em números ele ainda registrou que são 61 mil homicídios por ano no Brasil e apenas 8% são solucionados. “Espero que Campo Grande e as cidades do Mato Grosso do Sul possam dar uma resposta melhor e servir de exemplo para outros municípios brasileiros. A guarda civil é peça fundamental junto com as Câmaras Municipais”, avaliou.

Nos minutos finais de sua fala, Boudens reforçou a situação atual brasileira. “Neste momento que a segurança pública do Brasil passa por um caos, o Estado não está conseguindo dar resposta. O problema já está mapeado. A sociedade já sabe que não tem segurança e a impunidade impera. O que falta agora é que nós, como autoridades com condições de resolver isso, que nós apresentemos à sociedade as soluções”. Ele ainda deixou à disposição os policiais federais e consequentemente a FENAPEF.

Rafael Belo – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campo Grande

Foto: Izaias Medeiros

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-