21.8 C
Campo Grande

Licurgo de Oliveira Bastos é palco de encerramento de ação sobre o Dia da Água

- Publicidade -

23/03/2019 05h07

Durante a semana que se comemora o Dia Mundial da Água, escolas da Rede Municipal de Ensino – Reme participaram de uma ação em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e com a concessionaria Águas Guariroba, responsável pelo fornecimento e tratamento da água da capital, para a realização de um projeto cultural que teve a conscientização ambiental como foco.

A intenção das oficinas foi despertar nas crianças o interesse pelo universo das artes por meio do grafite, como forma de semed6manifestação artística mais próxima de sua realidade. O trabalho visa também um caminho metodológico na linguagem das artes visuais.

O projeto teve também o objetivo de aliar a teoria à prática, integração, fortalecimento e à socialização dos estudantes, incentivando o protagonismo juvenil, dentro e fora da sala de aula, introduzindo o tema deste ano para o dia Mundial da Água: água para todos.

O encerramento da ação aconteceu nesta sexta-feira (22), na escola Licurgo de Oliveira Bastos, onde a diretora Claudeci de Almeida abriu a unidade para a realização da oficina e falou da importância pedagógica desta ação para seus alunos.

“O trabalho é envolvente. O projeto é importante para tirar os alunos das ruas. Temos alunos que chegam cedo, desde as sete horas da manhã, eles se envolvem e mostram que são capazes, essa é a importância pedagógica”, disse a diretora da unidade de ensino.

O trabalho foi ministrado pelo artista Pedro Vasciave, acompanhado pelo educador Iran de Almeida, que durante a oficina falou aos alunos da escola Licurgo, sobre a história do grafite como foram de expressão artística. As oficinas tiveram oito horas de duração.

“A sensação de trazer o projeto é das melhores, porque estamos no meio da comunidade e a gente consegue dialogar com eles uma linguagem muito mais próxima e com tudo isso propagar a cultura urbana e arte de rua dentro das escolas. Lembramos através do grafite a conscientização do uso da água”, explicou Pedro.

O arte educador da gerência de patrimônio histórico da Fundação de Cultura comenta sobre a relevância desse projeto com os alunos. “Acho esse trabalho importante para a valorização da água, deste recurso e também para divulgar a cultura e a arte.”

A diretora presidente da Concessionária Águas Guariroba, que esteve prestigiando o evento junto com as crianças e demais autoridades, falou sobre a relevância de a empresa estar atuando com a área da educação.

“Hoje Campo Grande conta com 100% de água tratada, então acreditamos que a educação é uma forma de conscientizarmos as pessoas e a arte que seria a cultura também é uma forma de expressarmos isso e envolvermos toda a comunidade.”

O professor de artes da Escola Licurgo, James Vieira Cáceres, fala o que este tipo de ação pode contribuir para a educação.

“Esse tipo de ação, através da arte com graffit é uma linguagem mais próxima dos jovens, acho que consegue atingir mais a importância da água, e como saber utiliza-la. Trazendo a arte na escola, isso marca a vida dos estudantes.”

Para a aluna Maiara dos Santos Teixeira, 14, aluna do 9º ano, da Escola Licurgo, falou o que achou da ação e o que pensa sobre a água. “Eu achei bem legal, porque pode incentivar outras pessoas a economizar água e deixa a escola mais bonita. Eu acho que temos que melhorar nossas atitudes. Tem muita gente que não economiza água.”

A aluna ainda comentou que em sua casa ela reutiliza água coletada através do telhado nos dias de chuva. A água armazenada pela sua família em toneis é utilizada para irrigar plantas e lavar áreas externas.

As escolas municipais participantes do projeto foram: Licurgo de Oliveira Bastos, Maria Lúcia Passareli, Nagib Raslan e Ione Catarina.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-