23.8 C
Campo Grande

Nova diretoria do Sindicato Rural de Nova Alvorada é empossada

- Publicidade -

27/01/2015 14h23

Nova diretoria do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul é empossada

Na ocasião, o prefeito Juvenal Neto parabenizou a nova diretoria e desejou votos de sucesso na gestão da entidade

Reeleita para o triênio 2015-2018, a produtora rural Telma Menezes de Araújo, tomou posse como nova presidente do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul. A cerimônia aconteceu no sábado (24), na sede do Rotary Club.

A solenidade contou com a presença dos associados do sindicato, autoridades e convidados. Dentre as autoridades destacam-se o prefeito e presidente eleito da Assomasul Juvenal de Assunção Neto, acompanhado da primeira-dama Mônica de Almeida Furtado de Assunção; procurador jurídico do Município Acrisio Venâncio Filho; diretor secretário do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Ruy Fachini; o superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Rogério Beretta; representando o Secretário de Governo de MS, Eduardo Riedel, o assessor Daynler Martins Leonel; secretário de Desenvolvimento Econômico, Produção Rural e Meio Ambiente de Nova Alvorada do Sul, Irani Pereira da Silva; vereadores Adelino Barbosa de Oliveira e Nélio Justen; o presidente do Sindicato Rural de Fátima do Sul, Roberto Vasconcelos e coordenadores municipais.

Na ocasião, o prefeito Juvenal Neto parabenizou a nova diretoria e desejou votos de sucesso na gestão da entidade e reafirmou a importância da parceria no desenvolvimento do município. “Desde que assumimos temos buscado uma relação de parceria com o Sindicato Rural por entendermos que é importante para o crescimento de Nova Alvorada do Sul.” – afirma Neto

Em seu discurso o prefeito Neto aproveitou para falar de dois assuntos que estão afetando diretamente os produtores rurais de Nova Alvorada do Sul, que é o Imposto Territorial Rural (ITR) e as Áreas de Proteção Ambiental (APA) dos rios Anhanduí (Decreto nº 1614/2007) e do rio Vacaria (Decreto nº 1613/2007), os quais poderão trazer prejuízos para a produção agrícola, pecuária e sucroalcooleira devida a atitudes tomadas pela gestão do ex-prefeito.

Em 25 de novembro de 2008, foi assinado convênio entre a Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul e a Receita Federal, com base na Instrução Normativa 884 de 06 de novembro de 2008, que autorizava o município a informar os valores de terra nua por hectare (VTN/ha), para fins de atualização do Sistema de Preços de Terras (SIPT) da RFB; e a cumprir as metas mínimas de fiscalização definidas pela RFB, observadas as resoluções do Comitê do Imposto Territorial Rural (CGITR), sendo que estes valores foram informados ainda na gestão 2009-2012 e que somente em 2014 começou a surtir os impactos negativos junto aos produtores rurais do município.

Neto esclarece ainda que a gestão anterior contrariou a orientação do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul), e criou as Áreas de Preservação Ambiental, na justificativa do recebimento do ICMS Ecológico, o que hoje equivale a uma receita de aproximadamente R$ 11.000,00/mês. Com estas APA’s ficaram comprometidas 30 mil hectares de terras diretas e 120 mil hectares indiretamente, pois o Banco Central (BACEN) publicou resolução que inviabiliza qualquer tipo de financiamento para áreas que estejam sob proteção ambiental.

Para finalizar, o prefeito reafirmou seu compromisso de buscar uma solução para o problema das APA’s e estará se reunindo com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e os produtores prejudicados para que todos tenham a dimensão da situação e juntos possam resolver a demanda.

A presidente empossada, Telma Araújo, manifestou satisfação pela confiança depositada pelos associados, parabenizou o trabalho realizado por todos os diretores que estiveram ao seu lado na gestão anterior e reforçou a importância de trabalharem juntos pelo bem da instituição e do desenvolvimento do município. Telma espera ainda contar com o apoio do Governo do Estado, FAMASUL, SENAR, Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul e Câmara de Vereadores no desenvolvimento das ações programadas pelo sindicato para 2015.

Por: Assessoria

Nova diretoria do Sindicato Rural de Nova Alvorada é empossada

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-