22.8 C
Campo Grande

Prefeitura de TL recebe dois prêmios do Tribunal de Contas do estado de MS

- Publicidade -

24/11/2018 10h55

rês Lagoas recebeu nesta quinta-feira (22) dois prêmios, um de “Prefeitura Destaque” e outro de “Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos”, de um dos mais dos importantes órgãos de fiscalização dos municípios, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).

As avaliações se deram principalmente pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que tem 30% de peso sobre a nota final, dentre outras metas que foram cumpridas pela Administração Municipal de Três Lagoas.

O prefeito Angelo Guerreiro, no ato de recebimento dos prêmios, agradeceu a todos os servidores que se dedicam, e também a todos que torcem para que Três Lagoas se desenvolva com rapidez e responsabilidade.

No total, foram 350 itens avaliados, dentre esses: planejamento, saúde, educação, tecnologia de informação, meio ambiente e gestão fiscal. A avaliação considera ainda, com 50% de peso, a regularidade das informações enviadas ao TCE.

Os outros 20% são obtidos pela pontuação no Ranking da Transparência, obtida por meio do indicador do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União do Ministério Público Federal (MPF).

IDEB

Além disso, há o critério um excludente, não avaliando municípios que não atingiram a pontuação mínima na Meta 7 do Plano Nacional de Educação que trata de fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental e 5,5 nos anos finais do ensino fundamental.

Importante lembrar que a Educação de Três Lagoas, no último IDEB, conseguiu atingir em 2018 a meta prevista para 2021. Segundo a diretora Educacional e Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Angela Maria Brito, o Ideb de toda a Rede Municipal de Ensino (REME) passou de 5.2 nos anos iniciais (1º ao 5º) para 6.2. Já os anos finais (6º ao 9º) de 3.6 pra 5.2.

Angela destacou também que “esse resultado registrado no Ideb em Três Lagoas historicamente é o melhor desde 2005, pois mostra que o investimento e a priorização na educação na gestão Angelo Guerreiro e na administração da secretária da SEMEC, Maria Célia Medeiros, culminou com o cumprimento da meta de 2021”, concluiu.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-