22.8 C
Campo Grande

Professores municipais finalizam curso de fotografia e meio ambiente

- Publicidade -

27/11/2013 06h45

As fotos tiradas por professores e alunos de Corumbá serão expostas no dia 02/12

A fotografia como mais uma possibilidade na sala de aula. Essa foi uma das principais propostas da oficina fotográfica ministrada pela professora doutora Christiane Gioppo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que terminou no último final de semana em Corumbá. Cerca de 40 professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Educação Fundamental Almirante Tamandaré e da Escola Municipal Rural Carlos Cárcaro participaram do curso.

No último encontro, realizado sábado (23), os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao documentário “Nascido em Bordéis”, documentário premiado que retrata a difícil vida dos filhos das prostitutas que vivem no Distrito da Luz Vermelha, em Calcutá, na Índia.

Segundo a professora Christiane, o documentário serviu de inspiração para o curso porque nele as crianças indianas aprendem fotografar e são incentivadas a registrar imagens da rotina delas. “Nossa proposta aqui em Corumbá é que os estudantes da rede municipal também fotografem o dia a dia deles, que eles capturem imagens do meio ambiente, do lugar onde eles vivem, mas a partir do desenvolvimento de um olhar mais crítico”, explica.

Para os participantes, o projeto se tornou uma estratégia para ampliar as ferramentas usadas na educação ambiental nas escolas. “A foto mostra outra realidade. As crianças podem passar pela mesma rua todo dia, mas quando elas tiram foto daquele lugar ele fica diferente. Elas observam detalhes que nunca tinham visto, conseguem ver o que está certo e errado”, diz Verônica Santos, professora da Escola Carlos Cárcaro, que até comprou um celular com câmera para deixar com os alunos.

Os professores também assistiram ao episódio 1 da serie “Caçadores de Alma”, de Silvio Tendler, intitulado “Nas trilhas da Natureza”, no qual vários fotógrafos de reconhecimento internacional falam sobre a profissão e sobre a experiência de fotografar fauna e flora pelo mundo.

Exposição

Todo o trabalhado desenvolvido no curso e nas escolas, junto com as crianças, poderá ser vistos pela comunidade no dia 02/12, em uma exposição que será realizada no auditório Salomão Baruki, no campus Pantanal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Cada professor irá expor uma fotografia própria e duas tiradas de alunos. O tema da mostra de imagens será a segurança sob vários olhares . A proposta é que as crianças registrem diferentes aspectos relacionados à segurança, como trânsito, lixo, ambiente etc.

Eliana Arguelho, professora da Escola Almirante Tamandaré, que nunca havia trabalhado com fotografia na sala de aula, está animada com a exposição e já está pensando em desenvolver um projeto próprio em 2014. “Os alunos estão desenvolvendo uma visão crítica da realidade deles, não quero que isso acabe, por isso, no ano que vem quero fazer um projeto mais amplo, que mostre os momentos na escola, como o recreio, a entrada na sala de aula, etc”, comenta.

Oficina

O curso de fotografia faz parte do Programa de Educação Ambiental do projeto “BR-262 – Faço parte deste caminho”, realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) por meio Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), da Universidade Federal do Paraná.

ITTI

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Assessoria de comunicação

Professores municipais finalizam curso de fotografia e meio ambiente

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-