27.8 C
Campo Grande

Secretários de Anaurilândia conhecem estrutura e projeto pedagógico de Emeis

- Publicidade -

20/02/2019 09h12

Uma equipe de secretários e técnicos da Prefeitura de Anaurilândia, município distante 367 quilômetros de Campo Grande, vieram a Capital nesta terça-feira (19) para conhecer o espaço físico e a dinâmica de funcionamento de EMEI’s (Escolas Municipais de Educação Infantil). A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, acompanhou a equipe, formada pelos secretários de Educação, Adriano Gonçalves da Silva e pelo secretário de Obras, Paulo Gonçalves, além do arquiteto Jeovan Nogueira e do diretor de Educação Infantil, Emerson Esteves, esteve nas EMEI’s José Carlos de Lima, no bairro Moreninhas, Marco Antonio Santullo, no Jardim Batistão e Clotilde Chaia, no Jardim Imá.

Nas unidades, as equipes observaram o aproveitamento das salas, espaço externo e alterações pontuais, realizadas por alguns gestores para oferecer mais conforto e facilitar as atividades desenvolvidas com as crianças. O secretário Adriano Gonçalves destacou que o objetivo da visita foi coletar ideias de projetos para a construção de uma escola que a prefeitura de Anaurilândia pretende começar a construir este ano e que irá atender alunos da Educação Infantil até o Fundamental.

Durante a visita, a secretária Elza Fernandes e os superintendentes de Gestão e Normas, Alelis Izabel de Oliveira Gomes e de Políticas Educacionais, Waldir Leonel, além da gerente de Educação Infantil da Reme, Nídia de Moura fizeram um relato sobre a dinâmica de trabalho e capacitações oferecidas aos professores e técnicos da Rede Municipal. “Esse intercâmbio é importante, por isso fizemos um convite para que os servidores da Educação de Anaurilândia também participem de nossas capacitações, se desejarem”, ressaltou a secretária.

Quanto as escolas visitadas, a gerente de Educação Infantil, Nídia de Moura, explicou que foram selecionadas três padrões de EMEI’s, com estruturas diversificadas para que a equipe pudesse ter opções no momento de finalizar o projeto. As equipes conheceram um modelo de EMEI do Proinfância, que atende alunos dos quatro aos seis anos e que passou por adaptações valorizando as interações entre as crianças. Já na EMEI Marco Antonio Santullo, o que chamou a atenção dos técnicos foi o espaço externo coberto, onde as todas as salas culminam no salão central. As salas são amplas, possibilitando a criação de diversos espaços direcionados a atividades pedagógicas.

A última unidade visitada, a EMEI Clotilde Chaia destaca uma estrutura feita por blocos, que atende grupos de diversas faixas etárias. Na unidade também foram construídos um parque aquático, casa de bonecas e instalado azulejos para pinturas. “Eles puderam observar que é importante cada escola ter o olhar de seu gestor, valorizando o pedagógico. Para nós é uma satisfação muito grande ver que nosso trabalho é uma referência. Isso significa que estamos no caminho certo”, afirmou Nídia.

Referência

O secretário de Educação, Adriano Gonçalves da Silva, disse que a equipe teve um olhar diferenciado quanto aos espaços que podem ser construídos, visando o aprendizado dos alunos. A preocupação com a acessibilidade Das unidades também despertou a atenção dos técnicos visitantes. Sobre o convite de firmar uma parceria para futuras formações, o secretário ressaltou que haverá um empenho para que esse projeto se concretize.

“Foi uma visita muito proveitosa. Gostamos muito de conhecer também o projeto pedagógico da Reme de Campo Grande que, para nós é uma referência, principalmente no que diz respeito ao atendimento especializado às crianças com deficiências. Temos muito interesse em firmar uma parceria para capacitar nossos profissionais”, afirmou.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-