26.8 C
Campo Grande

Três Lagoas: 1ª cidade brasileira a homenagear Chico Xavier com nome de viela

- Publicidade -

22/08/2016 07h53

Três Lagoas foi a primeira cidade brasileira a homenagear Chico Xavier designando uma viela com seu nome

A Câmara municipal votou por unanimidade o projeto de Lei

A cidade de Três Lagoas sempre teve uma ligação muito forte com o médium mineiro Francisco Cândido Xavier. Desde o ano de 1957, Chico, de vez em quando, ia passar uns dias na fazenda do saudoso Thomé Arantes – que sempre a saudosa dona Romilda Arantes lembrava com muito carinho dessas visitas do querido amigo.

Chico Xavier que completou 106 primaveras no dia 02 de abril se estivesse entre nós, nasceu em Pedro Leopoldo-MG, em 1910, mas viveu grande parte de sua vida em Uberaba-MG.

Faleceu no dia 30 de junho de 2002 e, apenas sessenta e três dias depois, Três Lagoas já o homenageava passando a viela Amapá para Francisco Cândido Xavier. Toda essa conquista foi graças a habilidade e capacidade política e profissional da então vereadora na época Marcia Moura e hoje Prefeita de Três Lagoas, que atendendo o pedido de seu amigo de infância o Jornalista Luizinho, Marcia deu entrada ao processo na Câmara de Vereadores e persistindo na aprovação do projeto conquistando com sucesso a aprovação por unanimidade e sancionada pelo ex-prefeito e saudoso médico Dr. Issan Fares.

Com grande multidão e repercussão nacional foi realizado o evento de inauguração da Viela Francisco Cândido Xavier, Marcia Moura foi representada pelo seu pai Coronel Moura e sua mãe; Deste então a casa museu onde Chico Xavier viveu vem sendo visitada por mais de 700 pessoas diariamente, a farta da documentação da rua está a mostra para todos que ali passam.

Documentação da Lei

Câmara municipal votou por unanimidade o projeto de Lei de Nº. 55 de 02 de setembro de 2002, e no dia 11 do mesmo, a Lei de Nº. 1804 foi sancionada, passando a viela 03 a se chamar “Francisco Cândido Xavier”, localizada na Vila Haro, onde está situado o Grupo Espírita José Grosso e Maria João de Deus, esquina com Allan Kardec, fundado pelo saudoso advogado Dr. João Santana e sua esposa pecuarista, artista plástica e advogada Drª Márcia Santana. A primeira ata do Centro Espírita foi em abril de 1994 -, tem como primeiras assinaturas Alécio Boleti, Saudosa Edneia Azevedo, Cícero, Oswaldo Branquinho, Luiz Correa da Silveira Filho, Waldemiro Giachetta, Saudoso Waldemar Amadeu Falco Filho (Mazinho) e outros.

Destacamos que quando foi fundado o Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, Chico ficou muito feliz ao saber que a citada Casa Espírita teria o nome de sua mãe em 14/12/1996.

“É uma casa que conta com muita proteção da espiritualidade… Quem frequenta o Grupo há mais tempo, já vivenciou várias situações que demonstram claramente a interferência dos Benfeitores espirituais”, afirma Jornalista Luiz Correa, dirigente do Grupo José Grosso e Maria João de Deus, desde sua fundação.

Jornalista Luizinho, de Três Lagoas

Desembargador Joenildo Souza Chaves Presidente do Tribunal de justiça.na época inauguração da Viela Chico Xavier. Divulgação

Cartão Postal distribuido em Todo Brasil. Divulgação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-