22.8 C
Campo Grande

Advogados são laureados com Diploma Mérito à Ordem, em solenidade na Câmara

- Publicidade -

12/08/2015 08h48

Homenagem faz parte das comemorações do centenário da Câmara

Emerson Corrêa/A Tribuna News

Na noite da última segunda-feira (10), dando sequência às festividades do centenário da Câmara Municipal e, em comemoração ao Dia do Advogado (11 de agosto), foi promovida sessão solene para entrega do “Diploma Mérito à Ordem” em homenagem a advogados de Três Lagoas. Quatorze profissionais, representando a categoria, foram indicados por vereadores para receber o diploma, que será conferido anualmente, a partir de 2015, por propositura do vereador Marcus Bazé.

Maria Helena Gottardi usou a tribuna para falar em nome das mulheres homenageadas e lembrou que os advogados são os responsáveis por provocar o cumprimento da Justiça. “Cada um de nós temos tentando dignificar a advocacia”, afirmou.

Juvenal Marcos Pacheco falou em nome dos homens convidados e destacou sua trajetória, além de ter feito agradecimento a cada um dos colegas presentes, frisando que eles trabalham “pelo bem e pela prática da civilidade”.

O vereador Gilmar Garcia, que indicou a homenagem a Antônio Costa Corciolli, falou que a profissão é mal julgada e compreendida, mas é nobre e não pode virar um hábito. Para ele, os que iniciaram antes da Constituição de 88 tiveram muito mais dificuldades para atuar, mas todos lutam pela dignificação da classe.

Idevaldo Claudino, que homenageou Roberto Rabelati, disse aos homenageados que são todos merecedores. “Me sinto orgulhoso por este gesto de reconhecimento”, disse. Acadêmico de Direito, ele disse que recomenda o curso porque o advogado é imprescindível para a sociedade.

Jorge Martinho, propositor do diploma a Fábio Gimenez Cervis, lembrou que estas homenagens são realizadas no ano do centenário, uma data histórica para a cidade e para a Câmara. “Os senhores estão fazendo história ao serem homenageados nesta data, todos têm muita dedicação e a exercem para o bem de Três Lagoas”, disse.

Sirlene da Saúde, que teve como homenageada Keyla Lisboa Sorelli, se pronunciou feliz por poder homenagear homens e mulheres que prestam excelentes trabalhos na cidade e na região.

Bacharel em Direito, o vereador Tonhão disse que é motivo de orgulho, no centenário, fazer jus a profissionais que atuam com galhardia numa área que tem essencial importância para fazer a Justiça, que é um dos desejos mais arraigados do ser humano. “Ficamos felizes por participar deste momento. Recebam, por meio deste simples e singelo diploma, nossos agradecimentos que são de 110 mil pessoas, que nós, vereadores, representamos”, declarou aos homenageados, sobretudo ao seu indicado, Alcides José Faleiros.

Gil do Jupiá afirmou que a classe faz honrar a quem cabe o direito e luta pela população, motivo pelo qual os vereadores os homenageiam. O vereador homenageou Luiz Otávio Gottardi.

Na visão do vereador Apóstolo Ivanildo, a advocacia é tão importante que a Bíblia registra Jesus como advogado. “Ela é tão nobre, que não deixou de existir, nem no céu”. O homenageado do vereador foi Luiz Antônio Miranda Mello.

O vereador Adão Alves ressaltou a carreira de seu homenageado, Jorge Carrara que, segundo ele, sempre atuou com responsabilidade e respeito. “Sabemos que as dificuldades são muitas, mas com trabalho e dedicação, podemos superá-las”, discursou.

A vereadora Vera Helena destacou que procurou homenagear uma mulher, por isso indicou Maria Helena Gottardi, pessoa de grande dedicação. “Quando as pessoas procuram vocês, é porque têm algum problema e vocês se empenham em ajudar”. Quanto à homenageada, disse que simplicidade e honestidade resumem sua carreira.

Em sua fala, o vereador Welton Irmão disse que o exercício da profissão se assemelha a Deus e a Bíblia está repleta de conceitos da justiça. “Acontece algo que nos prejudica, a quem procuramos? Ao advogado que vai nos defender, como procuramos a Deus. Por isso, peço que Deus dê sabedoria a todos vocês para ajudar a sociedade de forma tão sublime, como ajudam”. Welton indicou o advogado Nivaldo da Costa Moreira.

O vereador Klebinho também enalteceu seu homenageado, dizendo que espera que outros profissionais se sintam representados. “O doutor Milton Gomes Silveira é um servidor do município, compromissado com o município e traz benefícios a todos por meio da advocacia”, afirmou.

Nilo Candido parabenizou a todos os profissionais do município pelo Dia do Advogado e afirmou que escolheu Rogerson Rímoli por ser um jovem dinâmico.

Propositor da sessão solene, o vereador Marcus Bazé contou que exerceu a advocacia ao lado de muitos dos homenageados, como Juvenal Marcos Pacheco, seu homenageado, e que tem orgulho de pertencer a esta classe. “O advogado exerce a força motriz que promove a Justiça e concilia as lides”.

Segundo Bazé, o Diploma Mérito à Ordem, que será conferido anualmente, visa valorizar os profissionais, embora seja uma homenagem singela. Ele explicou que a lei define que sejam homenageados advogados com mais de cinco anos de Ordem em Três Lagoas ou oito no Estado de Mato Grosso do Sul. Bazé explicou que todos os vereadores do centenário aprovaram a concessão da homenagem e solicitou que todos os outros profissionais se sintam homenageados, por meio dos colegas.

O delegado regional, Vítor Lopes, também fez uso da palavra. “Esta profissão tão árdua e difícil, que forma o tripé da justiça, muitas vezes é mal compreendida, outras vezes vê ferido o direito do contraditório e da ampla defesa. Tenho prazer de conhecer todos os homenageados. Foi uma iniciativa louvável dos vereadores”, frisou.

Luiz Henrique Gusmão, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional de Três Lagoas agradeceu à Câmara e aos vereadores por se lembrarem da classe. “É um dos momentos bons que o destino me reservou. Esta homenagem carrega em si o contexto da relevância à profissão. Podemos concluir que honra, sobremaneira, a advocacia”. Para ele, o advogado não atua só no interesse do constituinte, mas na busca de uma sociedade mais justa, onde a verdade reine.

O vice-prefeito Luiz Akira representou a prefeita Marcia Moura, na solenidade. “A Câmara Municipal está de parabéns. Muitos oradores disseram que a classe, às vezes, é mal entendida e, quando esta Casa coroa a categoria, está representando a população e enaltecendo a promoção da verdadeira Justiça. Sabemos que cada um teve que lutar muito e trabalhar para fazer seus nomes”, afirmou.

O presidente da Câmara, Jorginho do Gás, propositor da entrega do diploma a Tiago Vinícius Rufino Martinho, ressaltou: “Hoje, estamos fazendo justiça ao homenagear vocês, profissionais que nos ajudam a fazer a Justiça, que ajudam o Judiciário a não errar, que ajudam nossa cidade a melhorar”. Ele destacou tanto o trabalho dos mais antigos quanto dos mais jovens advogados. “Que este centenário fique na memória de vocês”.

A solenidade foi prestigiada por amigos e familiares dos homenageados, assim como por vários profissionais da área e autoridades militares e civis do município.

Assessoria de Imprensa

Advogados são laureados com Diploma Mérito à Ordem, em solenidade na CâmaraFoto: Emerson Corrêa/A Tribuna News“/>

Advogados são laureados com Diploma Mérito à Ordem, em solenidade na CâmaraFoto: Emerson Corrêa/A Tribuna News“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-