31.8 C
Campo Grande

Câmara comemora 45 anos do Jomap e 20 da Orquestra de Violeiros

- Publicidade -

20/11/2015 07h20

Solenidade foi proposta pelo vereador Tonhão e teve aprovação de todos os vereadores

Emerson Corrêa/A Tribuna News

Em comemoração aos 45 anos da Escola Estadual João Magiano Pinto (Jomap) e aos 20 anos da Orquestra de Violeiros, o vereador Tonhão e a Câmara Municipal promoveram sessão solene, na noite de quarta-feira (18), concedendo moções de congratulação a diretoras, servidoras e professoras, tanto aposentadas quanto ainda em atividade, e à coordenadora da orquestra, Cidinha Mariano.

Pela escola, foram homenageadas a atual diretora, Ana Aparecida Ribeiro de Camargo dos Santos, a ex-diretora Rosângela de Castro Mancini Possari, a especialista em educação Lilian Fernandes Morais, a professora Sandra Izabel Moreira Colletti, a ex-coordenadora Maria de Lourdes Silva (representada por seu pai, Jorge Silva, a gestora de atividades educacionais Maria Eliete da Silva Sales, a ex-professora e coordenadora da fanfara, Juraci Feliciana Alves, e a ex-diretora Zélia Lopes da Silva. A ex-coordenadora e diretora-adjunta, Marta Maria Malaquias Moreira também foi homenageada.

A professora de música e maestrina da Orquestra de Violeiros, Cidinha Mariano, também recebeu a moção de congratulação em nome de todos os atuais integrantes e ex-músicos que, há 20 anos, preservam a boa música caipira de raiz, seja tocando na cidade ou em outras localidades, inclusive fora do estado, de forma a divulgar as potencialidades culturais de Três Lagoas.

Cidinha, que une jovens e a velha guarda por meio do trabalho, lembrou do fundador da orquestra, João do Carmo. Também destacou a união dos sonhos de todos os músicos para a concretização do trabalho, que visa preservar a música de boa qualidade. Como a orquestra ainda não tem um CD gravado, Cidinha conclamou os músicos a não perderem as esperanças de que novas conquistas virão.

As educadoras homenageadas, muitas delas ex-alunas do Jomap que, depois de formadas, dedicaram-se a trabalhar na escola, destacaram a emoção pelo reconhecimento ao trabalho e, principalmente, por verem tantos ex-alunos assumindo papel de protagonismo no mercado de trabalho e na vida social e pública do município.

Ao falar em nome da comunidade escolar, a diretora-adjunta do Jomap, Lourdes Neres, ressaltou que todos se sentem honrados por participarem do desenvolvimento econômico e social de Três Lagoas por meio da educação e que o objetivo é sempre trabalhar pela qualidade no ensino.

Rosângela Mancini Possari, que foi aluna, professora e atuou por 18 anos como diretora da unidade relatou que tem muita apreensão pela qualidade e rumos que a educação tem tomado no país e que o Jomap sempre buscou ser tão competitivo quanto as escolas da rede privada.

Sandra Colletti, professora da escola há 25 anos, afirmou que sente-se realizada por ter tido como aprendizes pessoas que hoje ocupam funções variadas e dignas na sociedade três-lagoense.

A atual diretora da escola, Ana Aparecida, que tem sua vida pessoal e profissional ligada à escola também frisou a importância de sua família ter valorizado a educação, de forma que seus irmãos atuam na área e seus filhos também trilham este caminho. Para ela, só há o que agradecer ao Jomap, por fazer parte de sua história.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, representou a prefeita Márcia Moura no evento e trouxe a todos um abraço pelas justas homenagens.

Propositor da solenidade, o vereador Tonhão disse aos homenageados e familiares que eles passam a fazer parte da história da Câmara por estarem sendo reconhecidos no ano do centenário. “Hoje, estou oficialmente representando toda a Câmara neste evento que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e que acontece neste ano emblemático, do centenário da nossa cidade”, afirmou.

Sobre a orquestra, Tonhão falou sobre o resgate e a preservação cultural do gênero musical e parabenizou a todos pelo trabalho.

Ex-aluno da escola Jomap, o vereador contou passagens da sua vida educacional, que o impulsionaram a seguir a carreira política, e falou sobre a busca pela qualidade no ensino, proporcionando que alunos ingressassem em universidades públicas. “Nesta noite, estou homenageando pessoas por sua história de comprometimento com a cidade. Quero expressar a gratidão a pessoas que fazem a diferença por uma Três Lagoas ainda melhor”, discursou Tonhão.

Assessoria de Imprensa

Câmara comemora 45 anos do Jomap e 20 da Orquestra de VioleirosFoto: Emerson Corrêa/A Tribuna News“/>

Câmara comemora 45 anos do Jomap e 20 da Orquestra de VioleirosFoto: Emerson Corrêa/A Tribuna News“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-