28.8 C
Campo Grande

Câmara entrega Comenda Centenário Legislativo a ex-vereadores e ex-servidores

- Publicidade -

10/08/2015 17h05

Cinquenta e duas pessoas foram agraciadas em cerimônia

Emerson Corrêa/A Tribuna News

Os cem anos da Câmara de Três Lagoas foram marcados por muita festa e homenagens. No último sábado, dia 8 de agosto, os vereadores receberam autoridades como a prefeita Márcia Moura e o deputado estadual Ângelo Guerreiro, com música e uma programação especialmente preparada para a data, na sede do Legislativo Municipal.

Na oportunidade, foi realizada uma sessão solene para homenagear personalidades com a “Comenda Centenário Legislativo”. Ex-vereadores e ex-servidores foram reconhecidos porque ajudaram a escrever a história da Câmara, nos últimos cem anos.

A comenda foi instituída pelo decreto legislativo nº 001, de 17 de março de 2015, proposto pelo vereador Marcus Bazé e pela comissão de festejos do centenário, nomeada pelo presidente da Casa, vereador Jorginho do Gás.

Os nomes dos homenageados foram propostos pelos vereadores e pela Mesa Diretora, sendo concedida a comenda também postumamente, aos familiares de primeiro e segundo graus. No total, 52 pessoas foram agraciadas.

A solenidade, que equivaleu ao desfile cívico, no dia de aniversário da cidade, ocorreu no período da manhã. O primeiro ato foi o hasteamento das bandeiras, enquanto a banda marcial Cristo Redentor executava o Hino Nacional. Também foi executado o Hino de Três Lagoas.

De acordo com transcrição da ata de instalação do município de Três Lagoas, publicada no livro “O voo do tuiuiú – Iluminuras da Memória”, do ex-vereador Irman Ferraz Corrêa, no dia 8 de agosto de 1915, às 13h, a Câmara foi constituída em sessão de instalação realizada no Cartório de Paz do distrito.

Grande público compareceu à solenidade, com familiares e amigos dos homenageados lotando o plenário.
Representando homenageados com a comenda, a mulher do ex- vereador Jotinha (in Memoriam) e os ex-vereadores Akira Otsubo, Walter Martinho e Wilma Lara usaram a tribuna para falar da emoção e alegria de participar de um momento tão importante na história do Município.

Para eles, a passagem pela Câmara, ocupando cargo de vereador, foi a oportunidade para a aprendizagem para a vida pessoal e profissional, além da contribuição para o desenvolvimento de Três Lagoas.

Para o propositor da comenda, o vereador Marcus Bazé, a sessão veio destacar homens e mulheres que edificaram a Câmara de Três Lagoas e que acima de tudo representam a comunidade local. “Com muito orgulho e carinho, criei essa comenda, como forma de resgatar um momento desta Casa. São 100 anos de Poder Legislativo. É um reconhecimento, muitos outros mereciam estar aqui”, enfatizou Bazé.

O deputado Ângelo Guerreiro e a prefeita Márcia Moura falaram não somente como ocupantes de cargos públicos, mas também como homenageados, já que foram vereadores em Três Lagoas.

“É com muita alegria que recebo esta homenagem e quero parabenizar o propositor da comenda, vereador Marcus Bazé, bem como, aos demais vereadores, pois já fui vereador e sei que nada se faz, sem a aprovação dos colegas. Fico feliz pelo gesto de todos”, frisou Guerreiro.

Para Márcia Moura, a comenda traduz muito do trabalho e do comprometimento daqueles que já passaram pela Câmara e trabalharam pela cidade. Ela afirmou que não é fácil ser vereadora, colocar o nome à prova, representando os anseios e necessidades de toda uma população, ressaltando desta forma o valor de cada homenageado.

Nestes cem anos de Câmara Municipal de Três Lagoas, atuaram 42 presidentes, sendo o atual, Jorge Aparecido de Queiroz, o 43º. Ao discursar, Jorginho do Gás, como é mais conhecido, falou da relevância dos homenageados, da importância destes 100 anos de Legislativo Municipal e do dever cumprido por cada um e ainda enalteceu a presença dos familiares daqueles que já faleceram.

“Quero parabenizar o vereador Bazé, bem como os demais vereadores, a comissão do centenário, responsáveis pela homenagem e dizer aos homenageados e seus familiares, que todos são merecedores desta comenda. Vocês serão lembrados como aqueles que construíram a história do centenário da Câmara. Obrigado, obrigado pelo trabalho de vocês”, finalizou Jorginho.

Os registros da sessão comemorativa, alusiva ao centenário, estão disponíveis no site (www.cmtls.com.br) e facebook da Câmara: câmara.treslagoas.

Ex-vereadores homenageados: Abel de Lima Vieira, Agamenon Alves de Carlos Nunes Zuque (in memorian), Celso Yoshikazu Yamaguti, Joaquim Gomes Toledo, Manoel Mendes Marchesi, Maria Aparecida Ferreira de Castro Areco (Idinha), Maria da Silva Prates Olivieri (Bel do PT), Márcia Maria Souza de Costa Moura de Paula, Marlene Galhardo Martinho, Miguel Francisco Neves Duarte da Silva, Olentino Garcia de Queiroz, Oswaldo Pereira, Romeu de Campos Júnior, Rosário Congro Neto, Rui Luiz Falco, Salvador Vanderlei de Souza, Suely Trannin Bernardo, Valdeci Vasconcelos (in memorian), Valdomiro Aguirre, Visitação Veron da Mota, Walter Martinho, Wilma Lara Hammed, Claudinir de Souza Santos, Cláudio César Alcântara, Akira Otsubo , Ângelo Chaves Guerreiro, Antônio João Campos de Carvalho, Divina Maria Eloy Ramos, Germano Molinari Filho, Gilsemar José Ferreira, Humberto Thiago da Silva, Irman Ferraz Corrêa, João Belchior, José Fernando Machado (Jotinha) (In memorian), José Francisco Marques Neto, José Manoel Sejópolis, Juraci Pereira Falco (in memorian), Lázaro Ferreira Dutra, Lúcio Queiroz Moreira, Luiz Akira, Luiz Canário do Nascimento.

Ex-servidores homenageados: Anésia Gonzales, Antônio Tebet Júnior, Fernando Gonçalves (in memorian), João Maria Vicente, Otacílio Vanni, Rosely Pires da Costa, Sílvio Pires Júnior (in memorian), Luiz Carlos Areco, Manoel Corrêa da Silva, Paulo Pereira da Silva (Dezinho).

Assessoria de Imprensa

Câmara entrega Comenda Centenário Legislativo a ex-vereadores e ex-servidoresFoto: Emerson Corrêa“/>

Câmara entrega Comenda Centenário Legislativo a ex-vereadores e ex-servidoresFoto: Emerson Corrêa“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-