32.8 C
Campo Grande

Câmara realiza entrega do Diploma Zumbi dos Palmares

- Publicidade -

20/11/2014 19h17

O ‘Diploma Zumbi dos Palmares’ foi proposto pelo vereador Idevaldo Claudino e passou a ser concedido após aprovação do decreto

A Câmara Municipal realizou, na última quarta-feira (19), uma Sessão Solene alusiva ao “Dia da Consciência Negra”, data essa comemorada no dia 20 de novembro e que destaca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco.

O “Diploma Zumbi dos Palmares” foi proposto pelo vereador Idevaldo Claudino e passou a ser concedido após aprovação do decreto legislativo número 03, de 10 de junho de 2013. A honraria é entregue para pessoas físicas ou jurídicas, como instituições públicas, organizações não governamentais, que tenham efetiva atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial em Três Lagoas.

Abrindo a Sessão Solene, o artista plástico Sebastião Mateus Alves entregou uma camiseta com uma arte com a face de Zumbi dos Palmares ao vereador Idevaldo Claudino. Em seguida, aconteceu a apresentação de grupos de capoeira, seguida da entrega dos diplomas aos homenageados do dia.

Receberam uma homenagem simbólica pelos trabalhos realizados na cidade o artista plástico Sebastião Mateus Alves, Adilson Silva, Aurora Villalba, José Augusto “Barata”, instrutor do grupo de capoeira Abadá, Mário Márcio, representando o grupo de capoeira Atletas do Bem e, representando a escola de samba X-15, Rayane Chagas.

Em seguida, realizou-se a diplomação “Zumbi dos Palmares”, honraria entregue pelo vereador Idevaldo Claudino à professora Ilma de Fátima dos Santos, diretora da Escola João Dantas Filgueiras, à professora Lourdes dos Santos Nascimento, diretora da Escola João Ponce de Arruda, e Juliana Araújo Coutinho Gouveia. Ainda, na sessão, o vereador Jorginho do Gás (presidente do Legislativo) entregou o diploma a Hélio Ferreira Rodrigues e o vereador Beto Araújo homenageou com o diploma o professor e coordenador do curso de Pedagogia da Aems, Jehu Vieira Serrado Júnior.

O vereador Beto Araújo agradeceu a presença de todos e enalteceu o trabalho realizado pelos homenageados da noite. Em seguida, o vereador Idevaldo Claudino usou a palavra para destacar a importância da data e falou ainda sobre a relevância da aprovação, pelo Legislativo, do Conselho Municipal dos Direitos dos Negros, que ainda necessita ser implantado, e declamou um trecho do poema – Navio Negreiro – de Castro Alves, conhecido como o poeta dos escravos.

Jorginho do Gás disse, em discurso, que além de fiscalizar o Executivo e legislar, o vereador tem o dever de fazer justiça e quando merecido fazer homenagens, como esta, realizada a pessoas que realmente fazem a diferença de uma forma ou de outra na sociedade.

Em seguida os homenageados fizeram um breve discurso e agradeceram aos vereadores pela honraria concedida a eles.

Assessoria de Imprensa

Câmara realiza entrega do Diploma Zumbi dos Palmares

Câmara realiza entrega do Diploma Zumbi dos Palmares

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-