26.8 C
Campo Grande

Campeonato Varzeano deve contar com mais de mil atletas

- Publicidade -

10/03/2017 09h22

A expectativa é que até junho, sejam realizadas 97 partidas, segundo regulamento

No próximo domingo (12) acontecerá a cerimônia de abertura do Campeonato Municipal de Futebol Varzeano 2017. Na ocasião, no campo de futebol do bairro São João, também será realizado o “Torneio Inicio”, uma competição rápida, envolvendo todos os times que disputarão o campeonato principal e serve como prévia para o Varzeano.

Para a competição um grande número de times inscritos promete o maior Varzeano dos últimos tempos. Um total de 44 times está credenciado a disputar a taça tradicional no município, essa quantidade de equipes representa de 800 a 1000 atletas amadores.

História

O Campeonato Varzeano acontece, anualmente, desde 1987, quando o então professor de educação física Valdomiro Aguirre, organizou o primeiro certame municipal. Na primeira edição, 50 times foram inscritos. “Naquela época, me chamaram de louco por fazer um campeonato em campo aberto, mas não tivemos relatos de nenhum briga.”, contou o ex-vereador Valdomiro Aguirre.

A tradição segue

À exemplo da primeira edição, o “Torneio Inicio” marca a largada para os jogos. O campeão do “Torneio Início” sai na frente dos demais, pois já soma 2 pontos para a competição. O vice é contemplado com 1 ponto. Já as equipes que se ausentarem do evento de abertura serão penalizadas com a perda de 1 ponto.

No evento, à exemplo de edições anteriores, será doada uma bola a cada equipe, oferecidas pela Sejuvel. A escolha do campo da São João não é por acaso. “O torneio acontece nos bairros, pois essa é a essência, fortalecer a população que vive em todos os cantos da cidade.”, explicou Leandro Dias, secretário de Esportes, Juventude e Lazer.

Regulamento

Os clubes estão divididos em 11 grupos de 4 times. As equipes jogam entre si dentro das chaves e se classificarão para a segunda fase os dois primeiros classificados de cada grupo. Além desses, outros 10 times, que melhor pontuarem, independente de qual grupo pertencem, avançarão à segunda fase.

Na segunda fase os 32 times vão se enfrentar em formato eliminatório (“Mata-mata”), no 16 avos de final. Na sequencia acontecem as oitavas de final, quartas de final, semifinais e finalmente a grande final entre as duas melhores equipes.

Os 97 jogos acontecem nos meses de março, abril, maio e junho. Os campos do Jupiá (Grupos 04 e 05), Campo do Paranapungá (Grupos 02 e 09), Campo do Novo Ipanema (Grupo 11) , Campo do Alto da Boa Vista (Grupo 10), Campo do Santo André (Grupo 07), Campo da Vila São João (Grupo 01 e 02) e Estádio da ADEN (Grupos 03 e 06) serão o palco da competição.

Campeonato Varzeano deve contar com mais de mil atletas

Campeonato Varzeano deve contar com mais de mil atletas

Campeonato Varzeano deve contar com mais de mil atletas

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-