23.8 C
Campo Grande

Dia do Soldado é comemorado em sessão solene

- Publicidade -

05/09/2015 07h28

Solenidade foi proposta e realizada pelo vereador Idevaldo Claudino

Emerson Corrêa/A Tribuna News

A Câmara Municipal realizou sessão solene, na noite da última quinta-feira (3), em comemoração ao Dia do Soldado, com entrega de certificados de honra ao mérito ao efetivo da 2ª Cia de Infantaria em Três Lagoas.

A mesa de honra foi presidida pelo vereador Idevaldo Claudino, propositor da solenidade, e composta pelas seguintes autoridades: Nélio Moura Bertolino, comandante da 2ª Cia de Infantaria do Exército Brasileiro; Milton Gomes Silveira, secretário municipal de Trânsito, representando a prefeita Márcia Moura; Major Marcelo Olassar Ramires Dias, comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros; Luiz Henrique Gusmão, presidente da OAB/Três Lagoas; major Élcio Almeida, subcomandante da Polícia Militar, representando o comando do batalhão, e Irman Ferraz, ex-vereador e militar aposentado.

Manoel Domingos, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e Aroldino Batista, também ex-combatente, e diversas autoridades civis e militares prestigiaram a solenidade e formaram a extensão da mesa de honra.

O vereador entregou, simbolicamente, o certificado de honra ao mérito a 12 praças, graduados e oficiais, representando a corporação, porém, todo o efetivo foi agraciado também. A solenidade contou com a execução do Hino Nacional, leitura da ordem do dia, além de apresentação de vídeo sobre a força armada.

O ex-vereador, ex-prefeito e tenente aposentado da Força Aérea, Irman Ferraz, foi o primeiro a falar, na solenidade. “Quero parabenizar este sublime gesto do vereador Idevaldo Claudino em homenagear o glorioso exército nacional”, afirmou, destacando a importância do Exército para a pátria e todo o prestígio que ainda goza junto à população. Para ele, a nação, em tamanho continental, só mantém sua hegemonia, ordem e unidade, sem divisões, devido às forças armadas, como tem acontecido, atualmente, com o Exército participando da manutenção da paz nas questões indígenas.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Três Lagoas), Luiz Henrique Gusmão, também se pronunciou: “Agradeço as instituições que compõem as forças armadas e as forças auxiliares por sua inegável contribuição histórica, o que garantiu, ao estado Brasileiro, liberdade, unidade e soberania”, disse. Ele ainda requereu que todos os presentes preservassem o espírito de Duque de Caxias.

Já o representante da prefeita Márcia Moura, o secretário de Trânsito Milton Gomes da Silveira, militar da reserva, considerou o evento, embora singelo, de importância impar. “Temos que considerar que as forças armadas dão a segurança ao nosso país e o Exército, que é a força terrestre, é quem garante nossas fronteiras. Muitas vezes, as pessoas confundem o lado político com o lado das forças armadas em si, necessárias para qualquer país”, discursou.

Nélio Moura Bertolino, comandante da 2ª Cia de Infantaria do Exército Brasileiro, agradeceu o vereador pela iniciativa, que homenageou todo o efetivo, e, denominou, como soldados, todos os que atuam não só na defesa, como na segurança, compondo as forças auxiliares. Ele ainda destacou diversos membros da força que atuaram em momentos cruciais da história do Brasil, desde a Batalha de Guararapes, passando pela Guerra do Paraguai e outros conflitos do período colonial e até os presidentes militares que, como ele defendeu, trabalharam em prol do Brasil.

O propositor da solenidade, Idevaldo Claudino também frisou a importância do Exército não só em relação à Nação, mas também para cada homem que integra suas fileiras, como ele próprio, que serviu em Três Lagoas, em 1984. “No quartel, aprendi o respeito, a disciplina e a hierarquia, ensinamentos que levo para a vida inteira”, disse. O vereador afirmou que a célebre fase, escrita no quartel local – “aqui se aprende a ser soldado e cidadão” – realmente se cumpre na vida de todos os jovens que por lá passam.

Assessoria de Imprensa

Dia do Soldado é comemorado em sessão soleneFoto: Emerson Corrêa/A Tribuna News“/>

Dia do Soldado é comemorado em sessão soleneFoto: Emerson Corrêa/A Tribuna News“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-