23.8 C
Campo Grande

Jorge Martinho contesta informações da Sanesul sobre Poço Palmito

- Publicidade -

23/04/2014 10h38

Jorge Martinho contesta informações da Sanesul sobre fechamento do Poço Palmito

Vereador visitou a Agência Nacional do Petróleo para discutir a questão

Em seu pronunciamento, na sessão do dia 15 de abril, o vereador Jorge Martinho relatou viagem que realizou ao Rio de Janeiro, onde se reuniu com o superintendente de Exploração da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Marcus Almeida Rezende, para tratar da desativação do poço do Palmito e informar à agência sobre grave vazamento que está sendo registrado no poço, causando prejuízos ao meio ambiente, e declarou que as informações até agora divulgadas pela empresa Sanesul não procedem.

Segundo Martinho, o diretor da ANP informou que a agência não recebeu nenhuma solicitação da Sanesul para fechamento do poço, que fornece água para boa parte de Três Lagoas, versão que contraria a empresa de saneamento. “Ao contrário do que afirmou o presidente da Sanesul, que o novo poço para substituir a água está pronto e só depende da Petrobras fazer o lacramento, tive a informação, no Rio de Janeiro, que a Sanesul nunca notificou a ANP. Aliás, a ANP informou que vem notificando a Sanesul, desde 2009, sobre a necessidade do fechamento do poço. Esta história de que a Petrobras seria o bicho papão, não procede”, disse o vereador Jorge Martinho. “Então, de acordo com o diretor com a qual tivemos audiência, as notícias veiculadas em Três Lagoas, de que os técnicos fariam o fechamento até o final do mês, ou em setembro, como se falava anteriormente, não procederiam também”, afirmou.

Visando esclarecer esta situação, o vereador apresentou requerimento solicitando que o gerente local da Sanesul informasse a ele quando foi feita a solicitação de fechamento, inclusive que enviasse cópias dos ofícios. No entanto, o requerimento não foi aprovado pelo plenário, tendo voto favorável apenas dos vereadores Beto Araujo, Idevaldo Claudino, Gil do Jupiá e do proponente, Jorge Martinho.

Outra questão levantada por Jorge Martinho foi sobre notícia de que a Petrobras tem apenas duas sondas com capacidade para o fechamento. Segundo ele, a ANP informou que são muitos equipamentos Brasil afora e que, inclusive a própria Sanesul apresentou orçamento, em outro período, de empresa do Mato Grosso do Sul capacitada para o trabalho. “Eles só estranharam porque o orçamento era de valor elevadíssimo”, explicou.

Sobre o vazamento no poço, que tem vertido água com temperatura de cerca de 56° e com composição química muito diferente no Córrego do Palmito, afluente do Paraná, Jorge apresentou fotos e documentos aos diretores da ANP, relatando que a situação é grave. Também solicitou que pesquisadores da Universidade de Mato Grosso do Sul façam análise dos danos à flora e à fauna locais.

O parlamentar explanou que o diretor também esboçou preocupação com o vazamento, sobretudo porque podem estar ocorrendo outros vazamentos ao longo da tubulação, contaminando os lençóis freáticos. “Neste caso, o estrago ambiental seria irreversível”, opinou.

Jorge destacou que são necessárias medidas emergenciais para sanar o vazamento e também para substituir o abastecimento por uma água mais potável e saudável. “Temos que cobrar o que é de direito porque esta água tem oferecido sérios riscos à saúde da população e agora traz riscos ao meio ambiente”, finalizou.

Assessoria de Imprensa

Vereador visitou a Agência Nacional do Petróleo para discutir a questão

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-