30.8 C
Campo Grande

Monitoramento reduzem roubos e furtos na área central em Três Lagoas

- Publicidade -

01/12/2015 14h24

Câmeras de monitoramento reduzem roubos e furtos em Três Lagoas

Já o número de homicídios caiu pela metade no terceiro trimestre, segundo dados da Polícia Militar.

As 35 câmeras de monitoramento instaladas em Três Lagoas, por meio de convênio com a Petrobras, contribuíram com uma expressiva queda no índice de furtos e roubos na área central da cidade. Conforme levantamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), desde a instalação do novo sistema em julho, o índice de roubos nas áreas monitoradas caiu 65,5% e os furtos reduziram 37%, totalizando 125 ocorrências no terceiro trimestre de 2015, contra 212 registros protocolados no trimestre anterior.

Já o número de homicídios caiu pela metade no terceiro trimestre, segundo dados da Polícia Militar. Para o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas, tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, o sistema de videomonitoramento é fator decisivo para o aumento na segurança, além de facilitar o emprego de efetivo e o trabalho da Polícia Militar no município. “Comprovamos que essa ferramenta ajuda a inibir os crimes e ajuda no emprego eficiente do efetivo”, destacou Monari.

O titular da Delegacia Regional da Polícia Civil de Três Lagoas, delegado Juvenal Laurentino Martins, diz que as câmeras contribuíram também para a redução das ações de traficantes e concentração de usuários de drogas nas ruas da cidade. “Além de inibir a prática de crimes as câmeras facilitam também as investigações por parte da Polícia Civil, já que podemos utilizar as imagens para esclarecer crimes e identificar autores”, explica o delegado Regional.

Para a instalação de Central de Operações e Vídeo Monitoramento da Polícia Militar de Três Lagoas foi investido R$ 1,2 milhões, por meio de convênio do município junto à Petrobrás, referente à implantação de medidas mitigatórias alusivas à instalação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III).

Pouco antes da inauguração, a cidade já contabilizava uma redução de 40% no índice de roubos, graças ao incremento no efetivo. Do total de 830 novos policiais militares formados pelo Governo do Estado no início do ano, 40 soldados foram lotados em Três Lagoas. Outros 104 PMs estão em curso no Centro de Ensino e Formação da Polícia Militar, em Campo Grande, representando um incremento de 934 policiais militares em todo o Estado.

O município recebeu também em novembro 11 novos investigadores da Polícia Civil, do total de 346 já formados pela Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira e lotados nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, reforçando o efetivo e reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública.

Monitoramento reduzem roubos e furtos na área central em Três Lagoas

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-