18.8 C
Campo Grande

Mudanças no portal da transparência facilitam acesso às contas da Câmara de TL

- Publicidade -

24/11/2014 07h24

Além do novo layout, há mais detalhes nas informações e acesso mais dinâmico

Após quatro meses de estudos e ajustes técnicos, o Portal da Transparência da Câmara Municipal de Três Lagoas foi reformulado e já está no ar, pelo site www.cmtls.com.br, oferecendo mais facilidades de acesso e maior gama de informações para o cidadão sobre as despesas do Legislativo municipal.

De acordo com o diretor geral da Câmara, André Ribeiro Bacalá, desde que foi criado, em 2012, o portal passa por constantes ajustes, mas a atualização desta vez foi mais ampla, visando detalhar as informações sobre as contas do Legislativo municipal e garantir uma navegação mais fácil entre as páginas, de forma a oferecer ainda mais transparência.

Segundo o analista contábil da Câmara, Ariel Garcia, os ajustes feitos pela empresa de informática atendem à lei e se pautaram em questionamentos que existiam, não só sobre o portal da Câmara, mas sobre outros portais. “O aprimoramento é um processo contínuo, por isso as atualizações são necessárias”, explicou. Outro destaque, segundo ele, é que a Câmara de Três Lagoas tem um sistema bastante à frente da maioria das instituições do Estado, sobretudo pela dinâmica de navegação.

Entre as alterações, uma das mais significativas e que facilitam as consultas, está a separação de assuntos, que antes constavam da mesma página. Como um exemplo, Garcia cita os contratos firmados pela Câmara, que ficavam dentro da página de empenho, e passa a ter página própria.

As licitações também estão melhor detalhadas, para que o cidadão acompanhe tanto a modalidade em que foram realizadas, quanto saiba os valores e quanto já foi executado, ou seja, quanto já foi pago pelo Legislativo. A consulta pode ser por item, valor da proposta, descrição e fornecedor.

Bens patrimoniais, lista de servidores, lista de cargos e frota cadastrada para abastecimento também passam a figurar de forma bem detalhada. Diárias concedidas a servidores, assessores e vereadores também estão mais explicitadas, detalhadas por data, objetivo da viagem, destino, finalidade, valor e até o meio de transporte utilizado.

Outra novidade é a possibilidade de exportar todas as páginas para planilhas de Excel, CSV, XML ou PDF, para que o usuário salve as informações e possa analisá-las. Também há opção para imprimir.

Como pesquisar no Portal

Primeiramente, abra o site www.cmtls.com.br. No meio da página de abertura do site, o internauta encontra um banner verde, com link para o Portal. Clicando ali, será aberta a home do portal, com ícones para receita, despesas, pessoal, licitações, contratos, convênios, patrimônio e frotas. Cada ícone leva o usuário para as informações pesquisadas.

Assessoria de Imprensa

Além do novo layout, há mais detalhes nas informações e acesso mais dinâmico

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-