26.8 C
Campo Grande

Município de TL é referência no Estado na implantação do PNAIC

- Publicidade -

23/07/2014 00h55

Três Lagoas é referência no Estado na implantação do PNAIC

Secretaria Municipal de Educação é uma das principais executoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Mato Grosso do Sul

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio da Assessoria Especial Educacional e Pedagógica, enviou seis professoras a Campo Grande para a 3ª fase de formação de professores orientadores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), que ocorre entre os dias 21 e 24 de julho.

Além disso, a assessora especial, Jussara Fernandes, foi convidada pela organização para ministrar uma palestra sobre como está sendo realizado o trabalho nas escolas de Três Lagoas.

“Fomos os primeiros a ser convidados dentro do Estado. Isso, porque o nosso empenho em aplicar o Pacto tem nos tornado referência em Mato Grosso do Sul. O trabalho de formação, que otimiza a qualidade do ensino, vem sendo feito antes mesmo da assinatura do PNAIC em 2012”, comentou.

ATENDIMENTO

Conforme Jussara Fernandes, o PNAIC atende, em Três Lagoas, 136 professores cadastrados, que recebem bolsa auxílio. Além de 29 professores convidados e 4.511 alunos da Rede Municipal de Educação.

“Essa é uma responsabilidade da Semec e da Assessoria Pedagógica, que conta com uma equipe empenhada em sempre melhorar. Somos gratos pelo empenho dos nossos servidores em fazer a diferença para que essa formação e a execução do PNAIC sejam possíveis”, salientou Jussara.

FORMAÇÕES

A quarta formação do PNAIC será realizada nos dias 25, 26, 27 e 28 de agosto. Já a quinta, será nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro e por fim, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, ocorre o seminário final, onde se avaliam e apresentam os resultados das formações mensais.

Além das formações dos orientadores em Campo Grande, a Semec realiza no próximo dia 26 (sábado), a formação, em período integral, dos professores do município na Escola Municipal Professor Ramez Tebet com as orientadoras e coordenadoras do 1º ano Professora Especialista Vera Medeiros e Professora Especialista Neuza Inácio.

Já no 2º ano, será a Professora Mestre Esabel de Lourdes e a Professora Psicopedagoga e Mestre Mirian Dias. Por fim, no 3º ano será a Professora Especialista Maria Neves e Professora Especialista Vivian Almeida.

PNAIC

No Brasil, 15,2% das crianças chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas. A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da Educação lançou o PNAIC.

Realizado entre Municípios, Distrito Federal, Estados e União, o objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Jussara Fernandes - Assessora

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-