21.8 C
Campo Grande

No ano do centenário, médicos e dentistas são homenageados pela Câmara

- Publicidade -

21/10/2015 08h34

Sessão foi realizada na segunda-feira

Emerson Corrêa/A Tribuna News

Médicos e dentistas de Três Lagoas receberam as comendas “Médico Pelópidas Gouveia” e “Dentista Ruth Filgueiras”, na noite de segunda-feira (19), conferidas pela Câmara Municipal de Três Lagoas no ano de seu centenário e em reconhecimento aos anos de relevantes serviços prestados à saúde municipal.

As homenagens foram propostas pelos vereadores Tonhão e Jorge Martinho e aprovadas pelo plenário. Ao todo, 27 profissionais foram laureados, na presença de autoridades civis e militares, amigos e familiares.

As comendas, por lei, serão outorgadas anualmente, para profissionais inscritos nos respectivos conselhos e que tenham pelo menos dez anos de exercício em Três Lagoas.

Foram homenageados, com a comenda “Pelópidas Gouveia”, os médicos Walter Martinho, Darcy da Costa Filho, Leila Mussa Gazi Ribeiro, Joel Neves Peron, Ary Arão, Luiz Fernando Baldino Lopes, João Gonçalves de Oliveira Neto, Halan Castanheira Sampaio (representado pela esposa Rosilene Cardoso Sampaio , Régia Silvia Martins Tosta Stort, Michel Thomé Júnior, João Antônio de Oliveira, Luiz Antônio Marques, Anastácia Iwanow Vanuchi.

Já a comenda “Ruth Filgueiras” foi outorgada a Arlete Paro Melão Martinho, Antônio Carlos Leituga Júnior, José Marcelo Piteli, Carlos Eduardo Santoro Storti, Lázaro Wagner de Lima, Rui Antônio Rodrigues Moraes, Ercidone Custódio de Queiroz Júnior, Hélio dos Santos Dias, Eric Augusto Guerra Abid, Márcia Fregonezi, Aparecido Donizete Frigo, Aleksandro Domingues de Lima, Plínio de Sampaio Leite Santos e Luiz Silveira Carreteiro.

Pronunciamentos

O dentista Plínio de Sampaio Leite Santos, presidente do Conselho Regional de Odontologia, seccional Três Lagoas, e homenageado pelo vereador Tonhão, representou os profissionais, agradecendo a distinção recebida. “Quero parabenizar a Câmara pela felicidade da escolha do nome da comenda Ruth Filgueiras, dentista, professora e primeira-dama exemplar, esposa do ex-prefeito João Dantas Filgueiras, chamado o pai dos pobres, ela esteve na primeira linha da educação em Três Lagoas e no atendimento aos mais necessitados”, afirmou. Ele ainda lembrou que a categoria tem trabalhado por uma odontologia de qualidade, progressista e especializada, sempre oferecendo o melhor à população.

Já em nome dos médicos homenageados, o representante foi Joel Neves Peron. “Temos imensa satisfação em receber a comenda, pois somos uma classe que trabalha na saúde do município, proporcionando mais qualidade de vida aos seres humanos, agregando valor para impulsionar a resolutividade dos problemas apresentados pela população. Se a medicina não cura, ela alivia; se não alivia, conforta”, discursou.

Proponente da outorga das comendas, junto com o vereador Jorge Martinho, o vereador Tonhão explicou que o nome das homenagens destaca o primeiro médico de Três Lagoas, Pelópidas Gouveia, e a primeira dentista, a ex-primeira-dama e também professora Ruth Filgueiras. Ainda contou que a lei estabelece a homenagem a profissionais mais antigos, visando fazer justiça àqueles que muitas vezes ficam esquecidos. “Fazer homenagens a quem merece, a quem ajuda no crescimento e na pujança do município, também é papel dos vereadores”. Tonhão desabafou que isso também é dever , assim como tem sido as inúmeras realizações da Câmara Municipal, com indicações, projetos, requerimentos, atuando em todas as questões relevantes para construir o desenvolvimento da cidade, sobretudo no ano do centenário.

Jorge Martinho, que é odontólogo, também frisou a importância da oportunidade de homenagear a todos no ano em que a cidade e a Câmara completam cem anos. Para ele, foi uma noite de muita emoção, porque são muitos amigos de labuta presentes. Quanto ao seu homenageado, seu pai, o médico Walter Martinho, Jorge destacou a importância de seu trabalho para várias gerações. “Reconheço, quando ando na cidade, o que representa o nome do doutor Walter para todos, principalmente os mais humildes. A maior herança é ouvir que as pessoas consideram que lhe devem favor. Portanto, é uma homenagem não só do seu filho, mas da cidade”, relatou.

Lilian Carriço, presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO- Regional Três Lagoas), disse, na tribuna, que a iniciativa da Câmara Municipal, em tornar público o agradecimento pelo desempenho das funções dos profissionais, foi bastante feliz, motivo pelo qual agradeceu e parabenizou a todos.

O médico Marco Lúcio Trajano, presidente da Associação Médica, lembrou que Pelópidas Gouveia, que nomeia a comenda aos médicos, foi um dos primeiros profissionais da área de Três Lagoas, vindo pela NOB, em 1916. “Ele soube exercer a medicina com excelente dignidade e acabou sendo intendente, prefeito nomeado de Três Lagoas. São quase cem anos que se confundem com a história da cidade. Não poderia deixar de falar em nome de 150 médicos que exercem profissão no município, fazendo o que sabem fazer, com o coração, com carinho e dedicação à nossa população. A principal homenagem é para Walter Martinho, homem batalhador e incansável que trabalha todos os dias, há 57 anos, que continua na ativa com humildade, gentileza e amor que desprende aos pequenos clientes”. Para Marco Lúcio, o homenageado representa a classe pela tenacidade dinamismo e amor a todos que o procuram.

Ao representar a prefeita Marcia Moura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, trouxe o abraço da chefe do Executivo. “Quando vocês estão sendo homenageados pela Câmara, saibam que também estão sendo homenageados pelos 115 mil habitantes, dos quais os vereadores são representantes”, disse Luciano.

Já o presidente da Câmara, Jorginho do Gás, ressaltou que a Câmara tem o papel de fiscalizar, legislar de fazer justiça, reconhecendo aqueles que ajudam a cidade. “Quando procuramos um profissional, com nossa saúde debilitada, ele tem que se apresentar bem para dar conforto e garantir melhoria da nossa qualidade de vida. Não é fácil, mas vocês sempre dão uma palavra de conforto. Deus dê saúde a todos para ajudar a sociedade de Três Lagoas. Recebam o muito obrigado da população. Os mais antigos tenham a certeza do dever cumprido. Os mais jovens saibam que estão no caminho certo”, conclui.

Assessoria de Imprensa

No ano do centenário, médicos e dentistas são homenageados pela CâmaraFoto: Emerson Corrêa/A Tribuna News“/>

No ano do centenário, médicos e dentistas são homenageados pela CâmaraFoto: Emerson Corrêa/A Tribuna News“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-