20.8 C
Campo Grande

Parlamento Jovem: projeto prevê atuação de estudantes dentro da Câmara

- Publicidade -

07/10/2015 13h30

O projeto foi encaminhado para a CCJR (Comissão de Constituição Justiça e Redação) para emissão de parecer.

Por propositura dos vereadores Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior, Marisa Rocha e Jurandir da Cunha Viana Júnior foi apresentado um projeto de resolução, que dispõe sobre a criação no âmbito da Câmara Municipal de Três Lagoas, do Parlamento Jovem e dá outras providências. O projeto entrou em pauta na sessão desta terça-feira (6).

De acordo com o artigo 2º da proposta, o Parlamento tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares, a vivência do processo democrático, mediante participação numa jornada parlamentar, na Câmara Municipal.

Os parágrafos 1º e 2º definem que o mandato terá caráter instrutivo e ocorrerá todos os anos – em data acordada pelos vereadores – e que o Parlamento Jovem será constituído por estudantes de 6ª a 9ª séries do ensino fundamental, devidamente matriculados, em idade própria, escolhidos através de processo seletivo.

Complementando a redação sobre os membros do Parlamento, no artigo 4º fica estabelecido que o número total de membros deverá ser equivalente ao de vereadores, devendo ser permitida, sempre que possível, a representatividade de cada uma das escolas da cidade.

Os parágrafos 1º, 2º e 3º definem: que o presidente da Câmara nomeará uma Comissão Executiva, composta por vereadores, encarregada de implementar todos os procedimentos necessários para a realização da sessão do Parlamento; os trabalhos do Parlamento serão dirigidos por uma Mesa Executiva eleita por estudantes, composto por presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários; a legislatura terá duração de um dia, verificando-se o seu início com a diplomação, seguida da posse dos vereadores-estudante findando-se com a redação de autógrafos dos projetos aprovados na Ordem do Dia e publicação no Diário Oficial do Município.

Caberá ainda a Câmara a ampla divulgação dos trabalhos apresentados e a publicação das proposituras aprovadas pelo Parlamento Jovem do Município, nos órgãos de imprensa.

O projeto foi encaminhado para a CCJR (Comissão de Constituição Justiça e Redação) para emissão de parecer.

Ainda na sessão desta terça-feira, entrou em pauta o projeto de lei de nº 95, de 25 de setembro de 2015, que altera dispositivos da lei nº 2.523 de 02 de agosto de 2.011, pra criar o cargo de cirurgião dentista com carga horária de 40h e dá outras providências (encaminhado para CCJR).

Quanto a votação em plenário, foi aprovado o projeto de lei nº 100, que altera o dispositivo da lei nº 2.947. Trata-se em específico da alteração do artigo 2º da referida lei, modificando apenas onde se lê “Jardim das Paineiras” para “Recanto das Palmeiras”, uma correção do texto legal.

Assessoria de Imprensa

Parlamento Jovem: projeto prevê atuação de estudantes dentro da Câmara

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-