Prefeitura, através do Projeto Gpontes, realiza exposição fotográfica

29/05/2014 08h18

Prefeitura, através do Projeto Gpontes, realiza exposição fotográfica sobre Centenário de Três Lagoas

Projeto G-Pontes é uma parceria do Dnit com a UFPR por meio do ITTI para a Gestão Ambiental de obras de implantação de pontes

 
 
Exposição de 2013 Exposição de 2013

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC)/Assessoria Pedagógica, em parceria com o Instituto de Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou nesta quarta-feira (28), às 18h30, no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria, mais um encontro do Projeto Gpontes com alunos e professores da Rede Municipal de Ensino (REME).

O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com a UFPR por meio do ITTI para a Gestão Ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão das licenças requeridas por órgãos ambientais.

Nesse encontro, que é o segundo deste ano, os professores e alunos terão a oportunidade de fotografar a Cidade dando foco ao tema: “Fotografando Três Lagoas em seu Centenário”.

O Próprio ITTI disponibiliza equipamento para que o Projeto seja executado, porém, conforme Urbano Azambuja, coordenador de áreas de programas e projetos educacionais da SEMEC, nada impede que cada participante leve o seu próprio equipamento. “Lembramos ainda que a Administração Municipal disponibilizará um ônibus para o transporte dos participantes aos pontos a serem fotografados”, comentou.

AGENDA

Nesta quinta-feira (29) a Escola Municipal Professor Ramez Tebet, na continuidade do trabalho iniciado nesta quarta-feira (28), também às 18h30, recebe os alunos e professores para seleção e avaliação da qualidade do material fotográfico nos laboratórios de informática.

Na sequência, nos dias 21 e 22 de agosto, o projeto realizará mais um encontro, seguindo de outro nos dias 18 e 19 de setembro. Em outubro, o encontro será nos dias 23 e 24.

Entre os dias 24 e 28, será realizada uma exposição das fotografias e o lançamento de um livro com o material confeccionado no ano de 2013, onde o tema para as fotografias era: “Fotografando a Natureza – Três Lagoas Cidade das Águas”.

O lançamento, ainda segundo Urbano, será realizado na Biblioteca Municipal Rosário Congro, se o local já estiver aberto, no futuro Museu Municipal, no galpão da antiga estação da NOB, no Centro.

“Queremos fazer algo diferente para a exposição desse ano. Vamos usar espelhos e técnicas que deem um ar futurista à exposição”, finalizou o coordenador.

PROJETO

O Projeto envolve a gestão, a supervisão e a execução de programas ambientais previstos para a construção da ponte sobre o Rio Paraná na BR 262 entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Entre os programas ambientais de responsabilidade do ITTI estão: Programa de Proteção de Corpos Hídricos; Programa de Controle de Ruídos; Programa de Proteção da Fauna e Flora; Programa de Educação Ambiental e Programa de Comunicação Social.

Em Três Lagoas o projeto é coordenado pelo Urbano Azambuja e a professora Ana Claudia Bazé.

Fonte: Assessoria de Comunicação