31.6 C
Campo Grande

Serviços de telefonia e energia são temas do Encontro de Procons

- Publicidade -

18/09/2014 22h33

Serviços de telefonia e energia elétrica são temas do Encontro Estadual de Procons

O objetivo da reunião foi unificar as ações em defesa do consumidor

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas – Procon/TL, participou da VI Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, nos dias 16 e 17 de Setembro, na cidade de Dourados.

O objetivo da reunião foi unificar as ações em conjunto, em defesa do consumidor, principalmente em relação às empresas de telecomunicação e serviços de energia elétrica.

Representantes das quatro maiores operadoras de telefonia que operam em Mato Grosso do Sul (Vivo, Claro, Tim e Oi) estiveram presentes e se comprometeram com os Procons do Estado e Municípios em adotar medidas para resolver os problemas de sinal e de atendimento, no qual são principais alvos de reclamação dos consumidores.

Assim o acordo foi fechado durante o encontro e as empresas se prontificaram em solucionar os problemas dos consumidores. Caso haja descumprimento por parte das empresas, será adotada a suspensão da prestação do serviço no Estado.

Para a diretora do Procon/TL, Lilian Campos, o mais importante foi que as empresas reconheceram falha no serviço e se comprometeram em adotar ações para melhorar o serviço prestado. “O Procon hoje está se tornando um balcão de atendimento destas operadoras que a cada dia são líderes de reclamações e não possuem serviço e atendimento de qualidade”, disse Lilian.

O mesmo tema já foi debatido em CPI na Assembleia Legislativa e é alvo de Ação Civil Pública por parte do MPE. Ainda foi cobrado um posicionamento e fiscalização mais severa por parte da Agência reguladora do serviço de telecomunicação da Anatel.

Já a Aneel explanou a parte técnica do serviço de energia elétrica e os Procons do Estado cobraram da agência reguladora medidas mais eficazes no atendimento e nas irregularidades das concessionárias de distribuição de energia elétrica (Elektro, Enersul).

“É muito importante e se faz necessário que os consumidores formalizem suas reclamações no Procon quanto à má prestação de serviços por parte de operadoras de telefonia e energia elétrica, pois precisamos de números e dados para tomar medidas cabíveis e dar satisfação à população”, finalizou Lilian.

Participaram do encontro o Procon de Mato Grosso do Sul, Proconsul (Associação de Procons do Conesul de Mato Grosso do Sul), Ministério Público, Defensoria Pública e Comissão de Defesa do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da Agepan foram convidados e também estiveram no evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Serviços de telefonia e energia são temas do Encontro de Procons

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-