25.8 C
Campo Grande

Três Lagoas será 1ª cidade a receber inscrições do Fiems Atuante

- Publicidade -

27/05/2017 07h39

O Fiems Atuante consiste em uma oportunidade para que a comunidade de Três Lagoas tenha acesso à educação profissional perto de casa

A Ação Global deste ano em Três Lagoas, além de receber serviços nas áreas de cidadania, saúde e lazer, será também a primeira a receber as inscrições para o projeto Fiems Atuante, que visa levar educação profissional para onde o aluno está por meio dos cursos do Sesi e Senai. Durante o evento, promovido pelo Sesi e Rede Globo, por meio da afiliada TV Morena, neste sábado (27/05), das 8 às 15 horas, serão disponibilizados totens do Fiems Atuante nos quais a população poderá conhecer mais sobre os 16 cursos oferecidos no âmbito do projeto no município, bem como fazer a pré-matrícula e garantir as vagas.

“A primeira etapa do Fiems Atuante foi realizada em abril, quando o apresentamos para lideranças comunitárias de Três Lagoas e, agora, efetivamente, começamos a atuar. Na Ação Global, sete totens serão disponibilizados para que a comunidade conheça os cursos e façam a pré-matrícula. Além dos totens, cerca de 50 líderes comunitários estarão presentes para auxiliar nas dúvidas e esclarecimentos à população interessada em fazer um curso de qualificação ou atualização profissional”, explicou o gestor do projeto Ulysses Cosenza.

O Fiems Atuante consiste em uma oportunidade para que a comunidade de Três Lagoas tenha acesso à educação profissional perto de casa, por meio de cinco salas de aula móveis instalada nos bairros. Inicialmente, os cursos disponíveis pelo Senai serão os de assistente de recursos humanos, assistente de contabilidade, almoxarife, modelista de roupas, pedreiro de revestimento, instalador hidráulico, pintor de obras, operador de computador, auxiliar de produção e celulose e desenho mecânico e soldador, mas outros poderão ser incluídos conforme a demanda apresentada pelos moradores de cada região.

O Sesi, por sua vez, disponibilizará cursos presenciais e também na modalidade de educação a distância com os temas administre seu dinheiro, matemática aplicada, português aplicado, saúde mental e hábitos saudáveis, combate ao abuso e violência contra crianças e adolescentes e inclusão digital, além de levar atendimento médico-odontológico, ginecológico e oftalmológico por meio de outras dez unidades móveis disponíveis somente para os alunos que comparecerem assiduamente às aulas.

Ainda segundo o gestor do Fiems Atuante, aqueles que não conseguirem fazer a pré-matrícula durante a Ação Global terão nova oportunidade, quando os totens começarem a ser distribuídos pelos bairros de Três Lagoas. “Esses totens serão distribuídos pelos bairros, em pontos onde há grande fluxo de pessoas, como supermercados, o centro comunitário, praças. Será feito um grande trabalho de divulgação nos bairros, com folhetos, anúncios, de alguma forma a população será informada para se dirigir ao local onde o totem foi instalado”, acrescentou.

O evento

A edição 2017 da Ação Global em Três Lagoas tem a previsão de receber público de 5 mil pessoas e promover mais de 20 mil atendimentos nas áreas de cidadania, educação, saúde e lazer. Neste ano, o evento será na área do Sesi de Três Lagoas, localizado na Rua Angelina Tebet, 807, no Bairro Santa Luzia. Segundo o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, Três Lagoas foi escolhida para sediar a Ação Global deste ano pela representatividade do município no setor industrial de Mato Grosso do Sul.

“Além disso, inauguramos recentemente a nova estrutura do Sesi no município, um espaço ideal para abrigar um evento com esse porte. Ao sediarmos a Ação Global no Sesi de Três Lagoas, reforçamos a identidade das ações do Sistema Fiems no município”, frisou Bergson Amarilla.

A Ação Global 2017 conta com a participação de 46 entidades parceiras e centenas de voluntários, entre profissionais de órgãos públicos e instituições diversas, formando um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento social e ajudar na transformação da realidade da sociedade, além de oferecer uma série de serviços.

Serviços oferecidos

Durante o evento, serão oferecidos serviços de cidadania como emissão de CPF, inclusão bancária, emissão de 1ª via de RG, orientação jurídica, consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), consultas ao NIS (Cadastro Único e Bolsa Família) e corte de cabelo masculino e feminino.

Já na área de saúde serão oferecidos, entre outros, aferição de pressão arterial, aferição de peso e altura (cálculo do IMC), cuidados com a saúde bucal com escovação supervisionada e raspagem, fisioterapia, ginástica, alongamento, triagem oncológica, exame de glicemia, palestra sobre primeiros socorros, mamografia, preventivo e microcirurgias.

Na parte de educação, o Sesi e os parceiros irão disponibilizar pintura facial, educação no trânsito, atividades literárias e teatrais, orientação sobre coleta seletiva de lixo, orientação sobre poda de árvores, palestras de prevenção, eventos musicais e artísticos, recreação orientada para crianças, contação de histórias, exposição de vagas de emprego, atendimento especializado para empresários e oferta de cursos.

A Eldorado Brasil vai oferecer ao público da Ação Global uma experiência pelo universo da celulose. Quem passar pelo estande da companhia vai aprender de forma prática e didática todo o seu processo produtivo. Os visitantes vão poder, inclusive, testar suas habilidades em um simulador de harvester, equipamento utilizado na colheita mecanizada de eucalipto.

Além disso, o time de Recursos Humanos da companhia estará presente para orientar sobre a melhor forma de preparar um currículo e oferecer dicas para se candidatar às oportunidades de trabalho nas mais diversas áreas de Eldorado.

Confira abaixo a relação de parceiros:

1.Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

2.5º Grupamento de Bombeiro Militar

3.Academia Oficina do Corpo

4.Associação Brasileira de Cardiologia

5.Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas

6.Controladoria Geral da União em Mato Grosso do Sul

7.Core Esportes

8.Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

9.Departamento de Proteção Social Especial OPSE/SAAS

10.Desafio Jovem Peniel

11.Eldorado

12.Elektro

13.Bemis Brasil

14.Fibria

15.Empresa Brasileira de Correios

16.Exército Brasileiro – 3° Bateria de Artilharia Antiaérea

17.Faculdades Integradas de Três Lagoas

18.Instituto de Identificação – Coordenadoria Geral de Perícias

19.Óticas Carol

20.Hospital da Cassems

21.Sociedade Beneficente HNSA

22.Previne

23.Rede de Ouvidorias de Mato Grosso do Sul

24.Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer

25.Secretaria Municipal de Assistência Social

26.Secretaria Municipal do Meio Ambiente

27.Secretaria Municipal de Educação

28.Secretaria Municipal de Saúde

29.Secretaria Municipal de Assistência Social

30.IEL

31.Senai

32.Senac

33.Sesc

34.Sest/Senat

35.Sanesul

36.Sebrae

37.Daniele Fernandes Cabeleireira

38.Centro de Treinamento Grazi Make Hair

39.Gazi Hair

40.Luciano Barros Cabelereiro

41.Odamil Oliveira Cáfaro Cabelereiros

42.Alessandro Braz & Banda

43.Alexandre Gabriel Cavalcante dos Santos (cantor)

44.Irmão de Paula (Apresentação Musical)

45.Eliane & Karime (cantoras)

46.Bruno Augusto (Apresentação Musical)

Serviço – O Sesi de Três Lagoas fica na Rua Angelina Tebet, 807, Bairro Santa Luzia

Fiems

Fiems

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-