18.8 C
Campo Grande

Vereadores de Três Lagoas pedem quebra de contrato com a Sanesul

- Publicidade -

04/03/2015 10h02

Assunto foi um dos destaques na sessão desta terça-feira

Vereadores de Três Lagoas aprovaram requerimento solicitando que a prefeitura rompa o contrato de concessão de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário com a Sanesul e o assunto foi um dos destaques da sessão realizada na noite de terça-feira (3).

O requerimento foi assinado pelos vereadores Marisa Rocha, Klebinho, Sirlene da Saúde, Apóstolo Ivanildo, Marcus Bazé, Vera Helena, Nilo Candido, Gilmar Garcia, Adão Alves, Antônio Rialino, Tonhão e Idevaldo Claudino e outros parlamentares defenderam uma mudança completa na forma de atendimento, para que a empresa justifique a manutenção do contrato, assinado em 2011, com vigência de 30 anos.

A vereadora Marisa Rocha trouxe o assunto da quebra do contrato com a Sanesu ao plenário, explicando que são vários problemas registrados, entre eles falta de água, esgoto a céu aberto e inúmeros buracos abertos para implantação de rede e não tapados pela concessionária. “Não pedimos mais que a Sanesul faça os serviços que tem que fazer, mas que a prefeitura quebre o contrato”, afirmou.

A situação da Sanesul pode ser considerada uma tragédia, segundo discursou o vereador Gilmar Garcia. Ele afirmou que algumas cláusulas importantes não estão sendo cumpridas e, por isso, defende a criação de uma autarquia para a gestão do abastecimento. “A Sanesul não respeita Três Lagoas, não respeita ninguém, parece que está acima da lei”, desabafou. Gilmar disse que caso não haja providências, vai entrar na Justiça, como cidadão, pelo rompimento. Ele disse que tem publicado, em seu site, o contrato com a empresa, para que a população tome conhecimento das cláusulas e possa cobrar seu cumprimento.

O vereador Apóstolo Ivanildo subscreveu o requerimento parlamentar que solicita o rompimento do contrato com a concessionária. “Este é o momento de dar um basta, pois a presidência já falou que haveria mudanças e não houve, as coisas só pioraram”, disse, na tribuna da Câmara.

Autor de requerimentos, ao longo de mais de seis anos, cobrando serviços e que a Sanesul divulgue a arrecadação no município, sem, porém, receber respostas, o vereador Idevaldo Claudino disse que “até que enfim”, está havendo consenso para retirar a Sanesul que tem, segundo ele, uma mina de dinheiro na mão e que não atende a população como deveria.

O vereador Adão Alves também denunciou o descaso da gerência, não só é em fazer os serviços, como no atendimento e trato pessoal. Ele criticou o gerente regional da Sanesul, em Três Lagoas, frisando que ele trata os problemas relatados com descaso, não atende aos vereadores nem à população.

O vereador Klebinho reafirmou a reclamação de que a gerência trata as autoridades com zombaria e solicitou sua troca. De acordo com a Constituição e da Lei Orgânica, explicou o vereador Antonio Rialino, a Sanesul tem que prestar contas sobre os serviços públicos, assim como a arrecadação e o custo dos serviços de água e esgoto em Três Lagoas.

Rialino é outro vereador que exige medidas urgentes para que o abastecimento de água seja regularizado em todos os bairros e que os buracos abertos pela companhia sejam imediatamente tapados, com recuperação do asfalto. Ele sugeriu cobrança, via judicial, de indenizações sobre os danos que a companhia vem causando ao asfalto da cidade. “Passou da hora de cobrarmos providências mais enérgicas”, afirmou, solicitando, ainda, que a presidência da Câmara convoque o gerente regional para dar explicações sobre a situação.

Para ilustrar a questão dos buracos, os vereadores destacaram as condições do asfalto no bairro Paranapungá. Implantado entre oito e três anos atrás, está completamente deteriorado, pois a Sanesul abriu valetas ao longo e atravessando as ruas, deixando-as aberta. Em alguns pontos, a terra e as crateras tomaram conta e a pavimentação nem é mais vista.

Contraponto

Em contraponto às críticas e ponderando que é necessário dar tempo para que o novo governo se inteire do assunto e tome as providências para melhorias, os vereadores Jorginho do Gás e Jorge Martinho fizeram seus pronunciamentos.

Segundo o vereador Jorge Martinho, a nova diretoria tem apenas dois meses, mas já é possível ver boa vontade do novo governador em resolver os problemas. Ele disse que se reunirá com o deputado Ângelo Guerreiro e com a presidência da companhia, ocasião em que vai reivindicar a troca da empresa que faz o reparo do asfalto aberto para obras. “É uma utopia que em dois meses possa romper o contrato”, disse. Para ele, é precipitado pedir o fim do contrato sem antes reivindicar, do novo governo, que disse que cobrará caso os bons serviços não sejam prestados, mas que tem confiança de que haverá bons resultados.

O presidente da Câmara, Jorginho do Gás, afirmou que é a primeira vez que o seu partido administra o estado e que é necessário um voto de confiança ao novo governador. Sobre a Sanesul, disse que será necessário mudar 100% para que haja melhorias e que há condições concretas de o governador Reinaldo Azambuja fazer as mudanças na gestão da companhia, de forma a honrar o contrato firmado em Três Lagoas.

Assessoria de Imprensa

Assunto foi um dos destaques na sessão desta terça-feira

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-