28.8 C
Campo Grande

Três-lagoense representa MS em competição nacional de parabadminton

- Publicidade -

21/09/2018 06h19

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), com o apoio da Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizará nos dias 21, 22 e 23 de setembro, o 4º Campeonato Brasileiro de Parabadminton, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Pela primeira vez, Mato Grosso do Sul terá um representante nesta competição. É o três-lagoense Yuke Roberto Rodrigues, aluno do Projeto SED-MS Fundesporte da Escola Estadual “Bom Jesus”, quem vai defender o Município e o Estado na modalidade.

Acompanhado do técnico e professor Roney Araújo, Yuke já está na capital paulista, onde estão sendo realizadas as classificações e reclassificações dos atletas. Roney auxilia o aluno em toda maratona de treinos e acredita que o jovem tem ótimas chances de vencer.

“Yuke é muito persistente e disciplinado em relação ao esporte, o que já faz dele um campeão”, disse. No ano passado, ele conquistou medalha de prata de badminton, individual, nos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JOJUMS).

O atleta conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), Associação dos Aposentados da CESP, do diretor da Escola Bom Jesus, José Bento de Arruda e associações esportivas.

Parabadminton

O parabadminton é o badminton estruturado para pessoas com deficiências físicas. Atletas em cadeira de rodas e andantes utilizam uma raquete para golpear uma peteca na quadra dos adversários competindo em provas individuais, duplas (masculinas e femininas) e mistas em seis classes funcionais diferentes.

Em 1995, foi criada a Associação Internacional de Badminton para Deficientes (IBAD) para gerir a modalidade. Em 2009, teve o seu nome alterado para Federação Mundial de Parabadminton.

No Brasil, o esporte foi introduzido em 2006, pelo professor Létisson Samarone Pereira, no Distrito Federal. Também aconteceram no DF as primeiras competições oficiais da modalidade – estaduais (2008) e nacionais (2009). Desde 2011, o Brasil participa de todos os campeonatos internacionais da modalidade.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-