20.8 C
Campo Grande

Vacina contra vírus do HPV para meninos e meninas em Bataguassu

- Publicidade -

27/06/2017 14h30

Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza vacina contra vírus do HPV para meninos e meninas

Os pais ou responsáveis devem levar o público-alvo para atualização da caderneta de vacinação

BATAGUASSU/MS – A Secretaria Municipal de Saúde informa que já está disponível nas unidades de saúde as vacinas de HPV para atendimento aos meninos, de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Os pais ou responsáveis devem levar o público-alvo para atualização da caderneta de vacinação.

Segundo a coordenadora municipal de Saúde, Paula Romão Dias, a vacina de HPV para meninos foi inserida este ano no Calendário Nacional de Vacinação, com objetivo de prevenir cânceres de pênis, ânus e garganta, além de diminuir a expansão do vírus.

Para as meninas, a vacina já vem sendo aplicada desde 2014, e este ano, foi estendida para garotas de 9 a 14 anos, em combate ao câncer de colo do útero e vulva.

Paula esclarece que outra atualização no esquema vacinal se refere a vacina de Meningite C (meningocócica C), infecção bacteriana aguda que acomete principalmente recém-nascidos e lactentes. A vacina era ofertada até 2016 em crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. A partir de agora, um reforço será disponibilizado para meninos e meninas de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
A coordenadora lembra ainda que os agentes comunitários de saúde em sua rotina de trabalho já informaram nas residências a oferta das vacinas. “Para recebê-las, é só procurar a unidade de saúde munido da carteirinha de vacinação. As vacinas são oferecidas gratuitamente”, pontua.

Por: Bianca Lima/ Assecom Prefeitura de Bataguassu

Foto: Micael Nunes / Assecom Bataguassu

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-