28.8 C
Campo Grande

Dicas importantes para cuidar dos dentes e da saúde bucal

- Publicidade -

21/08/2019 19h24

Os dentes são parte importantes não apenas do sorriso e da harmonia facial, mas também da saúde e do bem-estar do corpo humano. Sim: o ditado de que a saúde começa na boca não é nenhum exagero.

Problemas ortodônticos podem causar problemas de mastigação, fala e até respiração, enquanto as doenças odontológicas, como cáries e periodontites causam mau hálito, dores agudas, retração das gengivas e até a perda parcial ou total dos dentes.

De acordo com dados levantados pelo Ibope e pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 39 milhões de brasileiros adultos usam algum tipo de prótese dentária, sendo que 16 milhões já não tinham mais nenhum dente na boca. Isso quer dizer que, infelizmente, 11% da população adulta do país é completamente banguela.

As principais causas da perda dos dentes estão, em sua maioria, relacionadas à falta de cuidados com a saúde bucal. Veja algumas dicas muito importantes para manter a saúde bucal em dia.

Não demore para ir ao dentista

Muitas pessoas esperam algum tipo de problema grave ou a começar ter dores nos dentes para procurar o dentista. O resultado dessa demora são tratamentos acumulados mais dolorosos e mais caros.

Adotar um plano odontológico e fazer e manter a agenda de consultas de rotina e prevenção fazem a diferença pela saúde bucal e conservação dos dentes. Hoje é possível fazer cotações online e encontrar aquele plano odontológico que caiba no seu orçamento. Não espere a dor de dente aparecer!

Não fume

As milhares de substâncias tóxicas do cigarro são perigosíssimas para todo o corpo humano, mas são ainda mais visíveis na boca. Dentes e gengivas constantemente expostos à fumaça têm sua coloração e vascularização afetada, causando inflamações, enfraquecimento e queda dos dentes. Em casos mais graves, o cigarro pode causar diferentes tipos de câncer bucal.

Cuidado com a escova de dente

Procure sempre uma escova de dente de cabeça pequena e arredondada para alcançar o fundo da boca. As cerdas também devem ser o mais macias quanto o possível para evitar lesões às gengivas e abrasão desnecessária ao esmalte dos dentes.

Não despreze o fio dental

Mesmo que não se sinta aquele incômodo causado por restos de comida entre os dentes, com certeza eles estão lá. Use o fio dental todos os dias, principalmente após as refeições principais e antes de dormir. Ele é um aliado fundamental para evitar a formação da placa bacteriana e não deve ser ignorado mesmo que a rotina de escovação esteja em dia.

Evite (de verdade) as bebidas açucaradas

Os açúcares dos sucos, refrigerantes, cervejas, chás, cafés, isotônicos e afins desequilibram o pH natural da boca, deixando os dentes acidificados. Os ácidos corroem o esmalte do dente, aniquilando sua principal proteção contra as bactérias causadoras das cáries e outras infecções.

Quando consumir essas bebidas ou outros alimentos açucarados, espere aproximadamente 20 minutos para escovar os dentes, dando a chance da saliva neutralizar naturalmente os ácidos e não fragilizar ainda mais a superfície dos dentes.

Não mastigue gelo

Gelo e outros alimentos duros exigem uma pressão exagerada na mastigação, podendo causar fissuras, fraturas e dores musculares.

Não use os dentes como ferramentas

Os dentes servem apenas para mastigar os alimentos e nada além disso. Não use seus dentes para abrir e rasgar embalagens, para roer unhas, tampas de canetas e outros objetos. Essas práticas enfraquecem a raiz dos dentes e podem causar lesões e fraturas graves.

Diga adeus ao palito de madeira

O palito de madeira não é um aliado dos dentes, Sua dureza fere o tecido macio das gengivas e sua ação apenas empurra a sujeira para os vão entre os dentes, o que alimenta as bactérias formadoras da placa e das cáries.

Beba bastante água

Manter o corpo hidratado ajuda na produção de saliva, que, entre outras funções, ajuda a neutralizar as bactérias que podem habitar a boca. Isso evita o mau hálito e a proliferação das bactérias bucais nocivas.

Fonte: https://ibge.gov.br/

Fonte: https://saude.ig.com.br/2017-03-20/dicas-para-manter-saude-bucal.html

Divulgação - Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-