A Tribuna News

Ocorreu um erro ao tentar exibir a apresentação multimida.
05/06/2015 06h41

Como tirar proveito do temperamento bipolar do mercado?

O humor do mercado às vezes passa do céu para o inferno não de um dia para o outro, mas de uma hora para outra.

Samuel Magalhães

 
Samuel Magalhães Samuel Magalhães

Sabe aquelas pessoas de lua? Aquelas que num dia são as mais felizes e simpáticas da face da terra e no dia seguinte são as mais tristes e rabugentas? Pois é, o Mercado Financeiro é pior. O humor do mercado às vezes passa do céu para o inferno não de um dia para o outro, mas de uma hora para outra. Assim, o bom humor da manhã, levando suas ações a obter forte valorização, pode dar lugar ao mau humor pela tarde, fazendo com que os lucros de até então, transformem-se em prejuízos!

Se você já investe há algum tempo, sabe bem do que estou falando. A grande questão a ser respondida é: Como você, enquanto investidor pode se aproveitar desse comportamento bipolar do mercado? Como fazer para turbinar seus rendimentos a partir desse viés temperamental do Mercado Financeiro?

O segredo para uma relação bem-sucedida reside em agir de acordo com o momento!"

— Samuel Magalhães

Se você tem uma namorada ou namorado temperamental, você já sabe o que fazer. Aja da mesma forma que age com ele(a). Você certamente não aprecia muito a variação de humor da pessoa amada, mas simplesmente entende que ela é assim e aprendeu a conviver com isso. Você gostaria que ela fosse uma pessoa constante, mas ela não é e ponto final. A essa altura do campeonato, você já deve saber que não adianta discutir, bater de frente, nem nada disso. O melhor a fazer é aceitar esse comportamento e manter uma distância segura em dias “difíceis” e aproveitar ao máximo os dias “de alegria”.

Você pode não saber, mas aquela pessoa “complicada” lhe deu uma importante lição sobre como agir diante do Mercado Financeiro. Perto dele, a sua namorada vai parecer a pessoa mais normal do mundo.

Vamos ao que interessa. A postura ideal para um investidor diante desse cenário, seria: Em momentos maníaco-depressivos: Manter-se afastado. Só observando. Quando perceber que aquele surto neurótico está chegando ao fim, aproveitar e comprar as pechinchas que estarão disponíveis a preços muito baixos, afinal, o mau humor e pessimismo do mercado fez com que o valor das ações se depreciassem consideravelmente, gerando boas oportunidades para quem vislumbra um horizonte temporal mais longo.

Em momentos de grande euforia: Momentos como esses, em que a Bolsa de Valores bate sucessivos recordes e o preço das ações vai para as alturas, são ideias para o investidor que comprou suas ações no momento de “mau humor” do mercado. Agora, pode ser uma borá hora para vender seus papéis e embolsar parte do lucro obtido, enquanto você espera pela próxima oportunidade!

Uma coisa é certa, assim como as namoradas temperamentais, o Mercado Financeiro altera seu humor com uma frequência assustadora! Em ambos os casos, o segredo para uma relação bem-sucedida reside em agir de acordo com o momento!

O autor: Samuel Magalhães é Consultor Financeiro e Palestrante na área de Finanças Pessoais e Investimentos. Para conhecer melhor o trabalho do autor, tirar dúvidas, fazer críticas ou dar sugestões, envie um e-mail para: samuel@invistafacil.com ou acesse: INVISTA FÁCIL . Sua participação é fundamental!

Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 
Bimboo

Editorias

Brasil&Mundo
Cidades
Política
Polícia&Transito
Economia
Vida&Saúde

Repórter News
Colunistas
Variedades
Artigos
Fotos&Eventos
Especiais

Colunistas

Inspiração
Sacadas Rápidas
Qualidade de Vida

Variedades

Cultura
Curiosidades
Histórias que ensinam
Forno & Fogão

Especiais

Agropecuária
Esportes
TV A Tribuna News
Rádio A Tribuna News
Concurso & Empregos
Estado

 
 

Copyright 2011 © A TribunaNews - Todos os direitos reservados.

Os textos aqui publicados são livres para utilização, desde que citada a fonte.

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.


Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet