A Tribuna News

Ocorreu um erro ao tentar exibir a apresentação multimida.
22/10/2015 07h21

Prevenir é melhor do que remediar

A vida de adulto nos impõe uma série de reponsabilidades que enquanto jovens não conhecemos.

Samuel Magalhães

 
Samuel Magalhães Samuel Magalhães

Um dos ditos populares mais antigos já diz há algum tempo: “prevenir é melhor do que remediar”. Sábias palavras que vem desde a época dos nossos avós, ou até dos avós dos nossos avós, quem sabe? Contudo, mesmo após décadas presente no nosso dia a dia, o número de pessoas que teima em não colocar em prática esse ensinamento secular só aumenta.

Uma lição tão importante e verídica que vale para tudo na vida, inclusive nossas finanças. Sei que muitas pessoas tem aversão a esse tema, afinal de contas, lidar com números é um trauma que nos acompanha desde as aulas de álgebra do colégio, onde tínhamos que aprender sobre logaritmos e outras coisas sem a menor serventia.

Porém, nós crescemos e junto com isso, cresceram também nossos problemas. Não são mais as contas de matemática que precisávamos fazer para tirar boas notas que nos apavoram. Agora, as contas são outras, mas tão apavorantes quanto os mais difíceis exercícios da época de colégio. Água, luz, aluguel, condomínio, prestação do carro, da casa, escola dos filhos...é conta que não acaba mais.

Organize seu orçamento, defina suas metas, poupe uma parte dos ganhos."

— Samuel Magalhães

A vida de adulto nos impõe uma série de reponsabilidades que enquanto jovens não conhecemos. Boa parte deles diz respeito a compromissos financeiros. Infelizmente, muitas pessoas não se dão conta disso e acham que podem agir como faziam na época da escola, quando tiravam notas baixas o ano todo, estudavam apenas na época da recuperação e conseguiam passar de ano.

Naquela época, para algumas pessoas, compensava mais remediar do que prevenir. Afinal de contas, para quem não gosta de estudar, vale mais a pena estudar um mês do que o ano inteiro, correto? Porém, quando trazemos essa mesma lógica para nossa vida financeira, a coisa muda de figura.

À medida que perdemos o controle das nossas finanças, começamos a nos endividar além da conta. Quando percebemos, o dinheiro que ganhamos ao fim do mês não é mais suficiente para arcar com nossos compromissos.

Quer seja nas finanças ou em qualquer outro aspecto da vida, quando não nos planejamos, ficamos a mercê da sorte, do acaso. Ao fazer isso, entregamos ao destino o nosso futuro. Pode ser que as coisas deem certo? Com certeza! É provável que as coisas deem certo? Evidentemente não!

Se você já está com problemas financeiros, comece a procurar soluções ainda hoje para eles. Quanto antes resolvê-los, melhor para você e para seu bolso. Lembre-se, problemas financeiros implicam em juros, multa e muita dor de cabeça. Você não quer isso para sua vida, quer?

Mas se você ainda não está com problemas nessa área, não espere eles aparecerem para agir. Organize seu orçamento, defina suas metas, poupe uma parte dos ganhos, trace seu planejamento financeiro. Afinal de contas, ter uma vida financeira organizada é a melhor maneira de evitar problemas futuros. Se não quiser acreditar em mim, tudo bem, mas acredite nos seus avós. Lembre que não é de hoje que eles dizem: “prevenir é melhor do que remediar”.

O autor: Samuel Magalhães é Consultor Financeiro e Palestrante na área de Finanças Pessoais e Investimentos. Para conhecer melhor o trabalho do autor, tirar dúvidas, fazer críticas ou dar sugestões, envie um e-mail para: samuel@invistafacil.com ou acesse: INVISTA FÁCIL . Sua participação é fundamental!

Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 
Bimboo

Editorias

Brasil&Mundo
Cidades
Política
Polícia&Transito
Economia
Vida&Saúde

Repórter News
Colunistas
Variedades
Artigos
Fotos&Eventos
Especiais

Colunistas

Inspiração
Sacadas Rápidas
Qualidade de Vida

Variedades

Cultura
Curiosidades
Histórias que ensinam
Forno & Fogão

Especiais

Agropecuária
Esportes
TV A Tribuna News
Rádio A Tribuna News
Concurso & Empregos
Estado

 
 

Copyright 2011 © A TribunaNews - Todos os direitos reservados.

Os textos aqui publicados são livres para utilização, desde que citada a fonte.

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.


Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet