25.8 C
Campo Grande

Livro usa realidade aumentada para ensinar educação financeira

- Publicidade -

12/02/2017 10h14

Trata-se de um livro-imagem-brinquedo que busca estimular as crianças de forma criativa

Aplicativos, brinquedos e até mesmo a imaginação fértil são apontados, muitas vezes, como os fatores que atrapalham a educação das crianças. Esses itens, entretanto, dependem do direcionamento adequado e se utilizados de maneira correta podem ser grandes aliados na perpetuação dos conhecimentos. Esse é justamente o diferencial do inovador Kit Diário dos Sonhos, lançamento da Editora DSOP para o ano de 2017.

Trata-se de um livro-imagem-brinquedo que busca estimular as crianças de forma criativa, para que aprendam a poupar para realizar seus sonhos. O kit contempla o livro de realidade aumentada “Diário dos Sonhos”, três cofrinhos de tamanhos distintos, cartelas de adesivos colantes e manual explicativo. Todos os itens possuem utilidade prática no aprendizado da educação financeira, trazendo conceitos de consumo consciente e empreendedorismo.

O kit possibilita que a criança navegue no mundo da imaginação junto aos pais ou responsáveis. A intenção é que os pequenos estabeleçam três sonhos, por isso recebem um cofrinho chamado “Curto Prazo”, a ser usado para realizar um sonho inicial, outro um pouco maior, chamado “Médio Prazo”, e um último cofrinho para os sonhos grandes, chamado “Longo Prazo”.

“Esse produto é um sonho antigo que tinha, pois acredito que utilizando de forma lúdica objetos cotidianos é possível potencializar o aprendizado dos pequenos. Exemplo disso são os cofrinhos, que possuem uma história antiga, mas que, dentro de um novo contexto, possibilitam que as crianças obtenham consciência da importância da paciência para realizar seus sonhos”, conta o autor, mestre e doutor em educação financeira, Reinaldo Domingos.

O livro é totalmente ilustrado, sem texto, impulsionando o uso da imaginação – o que é potencializado com a inovadora tecnologia de realidade aumentada. “Vejo que essa tecnologia é bem-aceita pelas crianças, por isso busquei inovar, inserindo nessa obra em um novo contexto atual, possibilitando o aprendizado de forma pedagogicamente estruturada. É como se fosse a Educação Financeira Go”, brinca Domingos, lembrando do jogo que esteve em alta nos últimos meses, o “Pókemon Go”.

E para ficar ainda melhor, o autor Reinaldo Domingos buscou parceria com uma das grandes corretoras de valores Geração Futura, que, por meio da sua plataforma de investimentos online Genial, possibilitará a todos que adquirirem o produto um presente em recursos financeiros. Isso estimulará a criança em seu primeiro investimento, denominado Fundo de Investimento DSOP, que faz parte do Programa de Educação Financeira para Crianças e Jovens, bastando apenas acessar o site www.dsop.com.br/diariodossonhos, se inscrever e pronto, investimento concretizado.

O Kit Diário dos Sonhos poderá ser adquirido em lojas de brinquedos, livrarias e também online no site da DSOP Educação Financeira (http://www.dsop.com.br/20diariodossonhos/).

Sobre o livro Diário dos Sonhos

O garoto Nico sonha com um balanço na árvore de sua rua. Com a ajuda de sua família, aprende que para realizar sonhos é preciso juntar um pouco de dinheiro e, com o apoio de seus amigos, experimenta a felicidade de construir algo com seu próprio esforço.

Totalmente ilustrada – sem nenhum diálogo escrito –, a história de Nico é contada no livro-imagem Diário dos Sonhos de Reinaldo Domingos, com ilustrações de Bruna Assis Brasil.

Por meio das ilustrações, é fácil notar que Nico é uma criança alegre e feliz, que tem muitos sonhos e também dedicação em juntar moedas e notas para realizá-los. Com sua história, os pequenos leitores aprendem que é normal desejar coisas que não se têm e, o mais importante, que é possível conquistá-las.

“Livros com histórias inspiradoras são capazes de levar crianças a transformar seus anseios, desejos e até mesmo inseguranças em realizações. Nico é um pequeno herói por conquistar seus sonhos e inspirar adultos e crianças com o seu comportamento”, conta o autor, Reinaldo Domingos.

Nas últimas páginas do livro, há um material especialmente preparado para que professores, pais e responsáveis ajudem as crianças a desvendar essa aventura: instruções para ressaltar determinados detalhes da história, para conduzir a criança a estabelecer seus próprios sonhos e para confeccionar cofrinhos em que ela possa poupar dinheiro até ter o suficiente para realizar.

Sobre o autor

Reinaldo Domingos é doutor e mestre em educação financeira, terapeuta financeiro, autor do best-seller Terapia Financeira e do livro Mesada não é só dinheiro, entre outros. Em 2008, idealizou a primeira Coleção Didática de Educação Financeira para o Ensino Básico do País, atualmente adotada por diversas escolas, privadas e públicas.

DSOP Educação Financeira

Livro usa realidade aumentada para ensinar educação financeira

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-