18.8 C
Campo Grande

O efeito Zeca do PT nas eleições

- Publicidade -

26/07/2014 07h34

Segundo os entendidos em política, se José Orcírio levar adiante sua candidatura à Câmara Federal, terá mais de 200 mil votos, beneficiando alguns candidatos

Roberto Costa

Lógica I – Se José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, levar adiante sua candidatura à Câmara Federal, os entendidos em política dizem que ele receberá mais de 200 mil votos.

Lógica II – Por conta dessa possível votação recorde, a bancada petista elegeria mais um representante sul-mato-grossense no Congresso Nacional. Antônio Carlos Biffi é o nome mais cotado.

Lógica III – O terceiro nome do PT para compor a representação sul-mato-grossense na Câmara Federal é do parlamentar Vander Loubet, que está em campanha pelo quarto mandato consecutivo.

Lógica IV – O efeito Zeca do PT nas eleições deste ano não para por aí. Ainda conforme os especialistas, se a projeção de voto se confirmar, o Partido dos Trabalhadores conseguirá fazer de 7 a 8 deputados estaduais.

Lógica V – Se a matemática dos especialistas em política guaicurus não falhar, sabe qual é a chance do Zeca do PT substituir Ricardo Ayache na disputa pelo Senado? Orcírio não correria o risco de ter uma arritmia cardíaca.

Criticado I – O relatório do Tribunal de Contas da União pediu a condenação de 11 diretores da Petrobras bem como que devolvam US$ 792 milhões para a companhia por causa da compra ‘equivocada’ da Refinaria de Pasadena.

Criticado II – Os parlamentares da oposição consideraram que o TCU errou ao isentar a Dilma e outros membros do Conselho de Administração da Petrobras na época pelo ‘excelente negocio realizado’.

Elogiado – Já os governistas valorizaram a decisão do TCU de inocentar a presidenta Dilma do Rousseff do processo de compra da refinaria, o que, convenhamos, não compromete sua campanha à reeleição.

Desconfiado – O líder do Solidariedade na Câmara, deputado Fernando Francischini (PR), defendeu que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Petrobras investigue se houve pressão sobre o ministro relator, José Jorge.

Tragédia? – Até o presente momento não consegui entender porque é que alguém se referiu a derrota do Brasil para a Alemanha pelo placar de 1 a 7 como se fosse uma tragédia. O que aconteceu na boate Kiss então foi o que?

Catástrofe – Ainda por conta da goleada histórica sofrida, alguns ‘apaixonados’ compararam a humilhação em campo a uma catástrofe. E o tsunami que matou mais de 300 mil?

Herói? – Membros dos meios de comunicação precisam parar de rotular jogador que decide uma partida como se herói fosse. O bombeiro, por exemplo, não precisa de “bicho” para salvar vidas!

Inovadora – Durante seminário realizado em Campo Grande, Reinaldo Azambuja, candidato ao governo do Estado defendeu medidas para aumentar a segurança e melhorar a qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

Exemplo – Se aqui no Estado e no País os governantes priorizassem a educação como acontece no Japão, por exemplo, as penitenciárias não estariam apresentando problema de superlotação.

Confiante I – O jornalista e candidato a deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro, Jota Menon, acredita que a renovação na Assembleia Legislativa permitirá a ocupação de 60% das 24 cadeiras por novatos.

Confiante II – O desejo de ascender ao cargo também é latente entre as mulheres. Beth Félix, do PTdoB, acredita piamente que o seu partido será representado na AL por seis deputados.

Comemorar? – O Brasil melhorou e subiu uma posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Comemorar? – O País, que agora ocupa o 79ª lugar da lista composta por 187 países, cairia 16 posições se fosse considerada a desigualdade da população, segundo uma projeção feita pelo mesmo relatório.

George Bernanos – “O pobre prefere um copo de vinho a um pão, porque o estômago da miséria necessita mais de ilusões que de alimento”.

Roberto Costa é jornalista – Campo Grande/MS

Contato: [email protected]

O efeito Zeca do PT nas eleições

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-