21.8 C
Campo Grande

Orientações de como juntar dinheiro e parar de trabalhar por obrigação

- Publicidade -

13/07/2017 07h28 – Por: Reinaldo Domingos

Frente a reforma trabalhista, muitos trabalhadores estão de olho no futuro, na possibilidade de parar de trabalhar por necessidade financeira. Veja orientações para conseguir:

1- Conheça o número da sua independência financeira

Defina com quantos anos deseja se aposentar e qual padrão de vida quer ter neste momento, chegando a um número mensal. Considere as despesas, as atividades e os sonhos que deseja conquistar no período.

Entenda que você precisa acumular um capital que renda o dobro do que deseja ter mensalmente. Por exemplo: caso deseje obter dessa aposentadoria privada R$ 2 mil por mês, seus investimentos precisarão render R$ 4 mil por mês. Assim, você saca metade e deixa a outra metade rendendo, para que o dinheiro se recapitalize e se preserve.

Use planilha que faz esse cálculo automaticamente, basta incluir suas informações. Baixe a Cálculo de Aplicação para Independência Financeira no site http://www.dsop.com.br/downloads-arquivos/

2- Corte gastos

Caso tenha dificuldades para poupar mensalmente, corte gastos. Faça um diagnóstico financeiro por 30 dias, anotando todas as suas despesas, separando por categorias como alimentação, transporte, vestuário, educação, guloseimas, etc.

Assim reconhecerá seu comportamento financeiro e saberá quais hábitos pode mudar para diminuir ou eliminar despesas e conseguir poupar para deixar de trabalhar por obrigação.

3- Poupe mensalmente

Poucas pessoas têm o hábito de poupar mensalmente, especialmente para sonhos de longo prazo, como o da independência financeira. Para não perder o ritmo, tenha seu objetivo sempre em mente: ele irá te mover e motivar.

Mas além do sonho de longo prazo, tenha também outros de médio e curto prazo, a serem realizados mais rapidamente. Neste caso, faça poupanças diferentes.

4- Preserve rendas extras

Resgate de contas inativas do FGTS, restituição do imposto de renda, 13º salário, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), aumentos salariais, bônus, comissões, rendimento das aplicações financeiras, enfim. Você pode direcionar todas as rendas extras para adiantar o sonho da independência financeira.

5- Invista no fundo mais adequado

Invista os valores, tanto de rendas extras, quanto o poupado mensalmente para a independência financeira, em fundos adequados para sonhos de longo prazo, como Previdência Privada e Títulos do Tesouro Direto.

Como essa é uma reserva muito importante, fruto de anos de trabalho, caso queira diversificar em investir em ações, por exemplo, é aconselhável destinar apenas cerca de 10% para essa modalidade, considerando o alto risco da aplicação.

colaboração de Reinaldo Domingos é Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do InfoMoney e da Rádio Bandeirantes. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira

Imagem Pixabay

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-