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Algumas técnicas de gestão que o Líder deve saber…

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19/06/2016 09h30

Saber que deve conhecer suas ‘forças, oportunidades, fraquezas e ameaças’

Inácio Dantas

1-…Saber que Capital de Giro é o “sangue” da empresa. Quando o “Passivo Circulante” é maior que o “Ativo Circulante” a empresa pode morrer exangue…

2-…Saber que abrir linhas de crédito para novos clientes simplesmente por amizade ou ganância pelas vendas sem ao menos conhecer, deles, o “Índice de Liquidez” é o risco de inadimplência transferi-lo para si…

3-…Saber que baixa geração de Caixa (“Ebitda”)¹ reduz o poder de captação e tornam caros os empréstimos junto a terceiros. Por conseguinte, bem capitalizar-se na bonança é não passar sufoco nas crises.

4-…Saber que “Patrimônio Líquido” é a diferença positiva entre “Ativo” e “Passivo”. Quando negativo (“Passivo a Descoberto”) é sintoma de definhamento patrimonial. Nesse caso, urge redobrar o trabalho para reavivá-lo.

5-…Saber que é alto o risco de se aplicar “Disponibilidades financeiras” em “Imobilizações” de baixa liquidez, ou que não repercutam no aumento a curto/médio prazo da produção. Há que se fazê-lo com estudo e dimensionamento. Depois que está feito arrependimento não corrige…

6-…Saber que a Ciência Econômica tem teorias que o ajudam a melhor avaliar o comportamento da oferta e dos seus demandantes. No que tange aos preços/volumes de vendas, numa abordagem didática, há, por exemplo:

6.2- “Elasticidade/Inelasticidade-Preço da Demanda”. Inversamente à Oferta, na demanda (consumo, compras), dado um aumento nos preços dos bens e serviços há uma tendência inversa no consumo;

6.1-“Elasticidade/Inelasticidade-Preço da Oferta”. Dado um aumento/redução no volume ofertado (produção ou vendas) há uma relação direta nos preços dos bens e serviços, os quais acompanham esse aumento/redução;

6.3-“Bens de Veblen”. Há produtos, todavia, que fogem às teorias anteriores, e a esses produtos dá-se o nome de “Bens de Veblen”. São, notadamente, produtos de alto valor agregado e que estão relacionados ao “status social”;

6.4-“Bens de Giffen”. Na outra ponta, inversamente aos “Bens de Veblen”, há os pequenos produtos, de baixíssimo valor agregado. Qual o fenômeno aqui? É que pode-se, por exemplo, num produto de $ 1,00 aumentar-se, tipo 10%, e a demanda continua a comprar (por $ 1,10) normalmente, face ao aumento em Reais ser irrisório…

10-…Saber que deve conhecer suas “forças, oportunidades, fraquezas e ameaças” (SWOT)². É importante planilhar esses quatro elementos, autoavaliar-se e proceder as adequações e os ajustes pertinentes. Sempre é tempo para melhorar enquanto há tempo… O que adianta ser “rei” e ficar inerte, qual uma peça no tabuleiro de xadrez?

¹Ebitda-Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization; ou LAJIDA em português: “Lucro Antes Juros, Impostos, Depreciação Amortização (Também há que se considerar “Impairment” e “Depleção”).

²SWOT – do Inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats. ou FOFA, português: FOFA: Força, Oportunidades, Fraqueza, Ameaça.

Prof. Inácio Dantas

Extraído do livro (Ebook)do Autor “Ser Professor. Pequena bíblia do Professor”adquira no portal www.amazon.com.br

Inácio Dantas é Economista, Contabilista, Escritor (34 livros editados, sendo 4 no México em espanhol), Professor universitário de Ciências Sociais Aplicadas, Colunista semanal em 20 jornais no Brasil.

Algumas técnicas de gestão que o Líder deve saber...

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