19.8 C
Campo Grande

União: força-motriz que acelera o sucesso

- Publicidade -

14/02/2018 21h20 – Por: Inácio Dantas

União na convivência diária ou no trabalho, é um agregador de rápidos e bons resultados. Aquele que cultiva a semente da união tem no peito um canteiro com inesgotáveis mudas de felicidade!

Você se considera importante, sábio, participativo? Seja qual for a resposta, você será ainda mais se estiver aliado a alguém ou a um grupo, com objetivos claros e definidos para a realização de um projeto.

Um time de vôlei é uma união de atletas. Ninguém ganha o jogo sozinho. Cada qual deve dar o máximo de si em prol da agremiação que defende. Ou todos ganham, ou todos perdem, não há empate. Por isso, a unicidade das forças, pensamentos e ações devem estar comungadas, com um técnico regendo o time como um maestro rege uma orquestra.

Você sozinho é um remador na canoa, conduzindo-a sobre as ondas da sorte. O ponto futuro a ser encontrado será uma conjectura que poderá ou não se realizar, afinal que efeito produz uma simples gota d’água no oceano? Porém, unida em forma de ondas, sua força produz um tsunami!

Avalie que trabalhos que executamos sozinhos são gerados por uma força isolada. Temos nosso potencial, mas ele está limitado a uma cabeça e um corpo. Quando nos unimos em equipe , várias cabeças e várias mentes pensantes, a força se soma e as ações se multiplicam. E havendo harmonia e união, a equipe tende a ser integrada, coesa, vencedora.

Exemplo de união em prol de uma meta comum, que é a sobrevivência, podemos aprender com as formigas. Cada qual exerce uma função, feito uma equipe treinada e motivada. No grupo das formigas há dois tipos: os operários e soldados. Nas atribuições dos operários há as cortadeiras, que ficam nas laranjeiras cortando as folhas, e as carregadeiras, que recolhem as folhas no chão e as levam para os formigueiros. Elas trabalham em sinergia, tipo “um por todos e todos por um”. Ao final, toda a comunidade se beneficia igualmente.

Ações individuais, como se tudo soubesse e tudo pudesse, é, em certos momentos, produzir com desgaste físico, desperdício de energia, insipiência na produção. Quantos milhões são sucateados por manipulação humana inadequada? Desunião, seja um par, uma equipe, é um caminho que rapidamente leva ao fracasso . União, ao contrário, é coesão, energia concentrada. Rompê-la é desestruturar setores e dilapidar o patrimônio. União são forças somadas num só propósito e num só movimento para erguerem, juntas, a alavanca do sucesso.

1 – “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios.” (Henry Ford).
Ainda sobre “Equipes coesas”, ao atribuir trabalhos acadêmicos nas Universidades que lecionei, percebi um fato interessante: Equipes onde todos os componentes participavam da elaboração, até a apresentação final, tendiam às notas máximas. Equipes dispersas, onde “um fazia sua parte e os outros não, ou faziam mau feito”, as notas eram mínimas. Já houve grupo que, ao entregar o trabalho, descobri que um dos componentes teve por participação apenas “encadernar o trabalho”…

Professor e escritor Inácio Dantas

Imagem reprodução Pixabay

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-