24.8 C
Campo Grande

5 dicas para saber se uma empresa de empréstimo pessoal é confiável

- Publicidade -

08/06/2018 16h37

Fazer um empréstimo seguro é a melhor forma de obter dinheiro com urgência para o refinanciamento de dívidas ou para gastos pontuais, como viagens ou reformas. Para isso, é preciso se atentar a algumas dicas para não cair em roubadas ou ter dores de cabeça futuramente.

1 – A instituição financeira deve fazer a verificação de crédito antes da concessão do empréstimo: verificar como está o nome do cliente na praça antes de liberar o crédito é a única forma que as empresas têm de garantir que serão pagas futuramente. Essa avaliação é feita por meio da análise dos dados pessoais e do resultado do score de crédito, que é uma pontuação verificada por meio do número de CPF, e que indica como está o histórico da pessoa antes de autorizar o empréstimo.

2 – Empresas que fazem empréstimo seguro não solicitam o depósito antecipado de qualquer tipo de taxa ou adiantamento. Essa prática é considerada crime pelo Banco Central do Brasil. Se a financeira com a qual você está negociando pedir esse tipo de garantia, desista na hora pois existe uma grande probabilidade de ser golpe.

3 – Sempre verifique se a empresa tem o endereço físico disponível no Google quando o nome dela é consultado ou buscado. Isso porque mesmo que a estrutura de uma instituição de empréstimo online algumas vezes seja mais enxuta do que a de grandes bancos, ela precisa de um local físico onde funcione seu escritório. Se a empresa não tiver endereço ou se o local indicado parece suspeito, evite. É prática comum em golpes utilizar endereços falsos, portanto muito cuidado.

4 – Sempre verifique se o contrato está em nome da pessoa jurídica, ou seja, em nome da empresa, e se possui o CNPJ. Um empréstimo não pode ser cedido de pessoa física para pessoa física, e, mesmo que a empresa alegue que por ser em modalidade online não necessita de cadastro jurídico, não aceite. Mesmo com o CNPJ em mãos, faça uma consulta rápida no site da Receita Federal para garantir que os dados estejam corretos.

5 – Por lei, a parcela oferecida pela instituição não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal. Se a empresa oferecer uma opção acima deste percentual, questione e recuse.

Assessoria de Comunicação

Imagem: reprodução shutterstock.com

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-