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Como evitar fraudes na sua compra online

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12/07/2018 23h00

Fazer compras pela internet é sempre mais prático do que ir fisicamente até uma loja. A comodidade, no entanto, traz preocupações e cuidados adicionais. Hoje, o índice de fraudes no comércio eletrônico, tanto aqui no Brasil quanto em outros países, fica em torno de 1,4% da receita total do setor.

Presencialmente também há riscos de fraudes, mas as compras online possuem mais um fator de risco: a dificuldade de verificação da identidade do comprador e dos dados fornecidos. Um dos golpes mais frequentes é a utilização de cartões de crédito clonados ou roubados para a compra de algum produto. Para superar esse entrave, as empresas de e-commerce adquirem sistemas antifraude para identificação do comprador e validação das informações, ou terceirizam esses controles para empresas maiores – o que pode ser mais caro, mas, ao mesmo tempo, mais prático para quem está começando.

Dicas para o consumidor

Alguns passos podem ser tomados para evitar fraudes em compras online. A primeira análise deve ser feita no site do vendedor. Verifique se a aparência do e-commerce é profissional, se existem problemas de ortografia e se a qualidade das imagens é boa. Procure as formas de contato disponibilizadas pela empresa, como e-mail e telefone, e nunca confie em um site só pelo fato de o domínio ser europeu ou americano, porque isso não significa, necessariamente, que ele está localizado nesse endereço.

Se você optar por comprar em um determinado site, verifique se ele possui o protocolo de sistema de segurança SSL na página de compras. Isso pode ser verificado com um símbolo de cadeado na barra de endereços do navegador, e a URL do site também deve mudar de http:// para https://. Só compre nessas condições, porque esse protocolo garantirá que sua conexão e suas informações estão seguras.

Uma estratégia muito adotada por golpistas é o oferecimento de promoções incríveis e preços muito abaixo do normal, para atrair os consumidores. Quando observar essa prática, desconfie. Se o site não for popular, ele não tem reputação e pode estar te enganando. Também suspeite se, no ato da compra, o site pedir documentos além de detalhes do cartão de crédito, endereço e número de telefone.

Por fim, verifique regularmente o extrato da sua conta. Se um débito indevido for computado, você deve entrar em contato o mais rápido possível com o seu banco ou cartão, a fim de reverter essa situação fraudulenta.

Assessoria de Comunicação

Crédito: divulgação

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