21.8 C
Campo Grande

Confiança da indústria atinge maior nível desde março de 2015

- Publicidade -

31/05/2016 13h00

A maior contribuição para a alta do IE veio do indicador de perspectivaspara a produção nos três meses seguintes

A confiança dos empresários da indústria aumentou de abril para maio, passando de 77,5 para 79,2 pontos, o maior desde março de 2015, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Aumentaram o Índice de Expectativas (IE) – 2,6 pontos -, e o Índice da Situação Atual (ISA) – 0,7 ponto. Ambos registraram o maior patamar desde março de 2015, de acordo com a FGV.

A maior contribuição para a alta do IE veio do indicador de perspectivaspara a produção nos três meses seguintes. O percentual de empresas prevendo reduzir a produção nos meses seguintes em relação aos três meses anteriores caiu de 32,5% para 28,7%.

A principal causa da alta do ISA no mês provocou a melhora das avaliações sobre a situação dos negócios. O indicador atingiu 76,8 pontos, 1,4 ponto acima do observado no mês anterior. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 0,5 ponto percentual entre abril e maio, para 73,8%.

“Após a terceira alta consecutiva, a confiança industrial se distancia do mínimo histórico de agosto passado. O setor já realizou parte do ajuste de estoques e percebe diminuição do ritmo de queda da demanda. Mas, apesar da redução do pessimismo nos dois últimos meses, há ainda muita incerteza, como as relacionadas ao potencial de crescimento do consumo interno e ao ambiente político”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente Adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE, por meio de nota.

G1

(Fiems)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-