24.8 C
Campo Grande

Confiança do consumidor atinge mínima histórica, aponta FGV

- Publicidade -

27/01/2015 09h19

Indicador recuou 6,7% de dezembro para janeiro. 61,8% consideram situação atual ruim, e 39% preveem piora.

O início do ano é de pessimismo para os brasileiros. Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), a confiança dos consumidores atingiu, em janeiro, 89,8 pontos – o menor nível da série histórica da entidade, que tem início em setembro de 2005. Na comparação com dezembro, houve queda de 6,7% no indicador.

“A queda do ICC em janeiro dá sequência à tendência observada ao longo do ano passado e parece refletir aumento da preocupação com o mercado de trabalho e com a inflação”, afirma, em nota, Tabi Thuler Santos, economista da FGV/Ibre.

Segundo a entidade, houve piora tanto na percepção da situação atual quanto das expectativas, levando os dois índices a suas mínimas históricas.

De dezembro para janeiro, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 8,6%, influenciado principalmente pelo indicador que mede o grau de satisfação com a situação econômica atual: a fatia dos que a consideram boa recuou de 8,7% em dezembro para 6% este mês, enquanto a dos que a consideram ruim aumento de 54,6% para 61,8% no mesmo período.

O Índice de Expectativas, por sua vez, recuou 6,2% de dezembro para janeiro. A parcela dos consumidores que prevê melhor nos próximos seis meses diminuiu de 23,3% para 16,6%, enquanto a dos que preveem piora passou de 30,8% para 39% do total.

Fonte: G1

Confiança do consumidor atinge mínima histórica, aponta FGV

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-