24.8 C
Campo Grande

Consumidor prevê inflação de 7,3% ao longo do ano, diz FGV

- Publicidade -

23/09/2014 09h04

Estimativa ficou estável de agosto para setembro, segundo o estudo. Para mercado financeiro, inflação deve ficar em 6,30%, diz boletim Focus.

Em setembro, o consumidor brasileiro prevê para os próximos 12 meses que a inflação chegue a 7,3% em setembro, segundo o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em agosto, a expectativa era de 7,2%.

Segundo o economista Angelo Polydoro, da FGV/Ibre, em nota, “embora a atividade tenha arrefecido, o aumento no acumulado da inflação medida pelo IPCA e a expectativa sobre os reajustes previstos para o próximo ano contribuíram para manter a expectativa da inflação para 12 meses estável.”

O governo federal manteve em 6,20% sua expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país. Em 2013, a inflação ficou em 5,91%.

Já a expectativa do mercado para o IPCA subiu de 6,29% para 6,30% este ano. Para 2015, a previsão dos analistas dos bancos para o IPCA recuou de 6,29% para 6,28%.

Pelo sistema que vigora atualmente no Brasil, a meta central tanto para 2014 quanto para 2015 é de 4,5%, mas com intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida.

A Sondagem do Consumidor da FGV coleta mensalmente informações de mais de 2100 brasileiros em sete das principais capitais do país (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife). Cerca de 3/4 dos entrevistados respondem aos quesitos relacionados às expectativas de inflação. A pergunta quantitativa possui a seguinte formulação: Na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses? A resposta é inteiramente livre e nenhum valor é sugerido ao entrevistado.

Fonte: G1

Consumidor prevê inflação de 7,3% ao longo do ano, diz FGV

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-