25.8 C
Campo Grande

Consumidor prevê inflação de 7,5% nos próximos 12 meses, diz FGV

- Publicidade -

25/10/2014 09h15

Índice é o mesmo de abril, o mais alto desde novembro de 2005. Em setembro, a expectativa era de 7,3%.

Em outubro, o consumidor brasileiro prevê para os próximos 12 meses que a inflação chegue a 7,5%, segundo o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), retornando ao nível de abril, o mais alto desde novembro de 2005 (7,8%). Em setembro, a expectativa era de 7,3%.

Segundo a economista Viviane Seda Bittencourt, da FGV/IBRE, “o aumento das expectativas de inflação futura pelos consumidores advém possivelmente da percepção de aceleração recente da inflação, que se mantém pressionada, principalmente pelo grupo alimentação”.

Segundo a pesquisa do Banco Central, a expectativa dos economistas para a inflação deste ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, permaneceu em 6,45%. Para 2015, a previsão do mercado ficou estável em 6,30%.

A expectativa do governo federal este ano para o IPCA é de 6,45%. Em 2013, a inflação ficou em 5,91%.

Pelo sistema que vigora atualmente no Brasil, a meta central tanto para 2014 quanto para 2015 é de 4,5%, mas com intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida.

A Sondagem do Consumidor da FGV coleta mensalmente informações de mais de 2100 brasileiros em sete das principais capitais do país (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife). Cerca de 3/4 dos entrevistados respondem aos quesitos relacionados às expectativas de inflação. A pergunta quantitativa possui a seguinte formulação: Na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses? A resposta é inteiramente livre e nenhum valor é sugerido ao entrevistado.

Fonte: G1

Consumidor prevê inflação de 7,5% nos próximos 12 meses, diz FGV

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-